Lactente de 6 meses, em aleitamento materno exclusivo previ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Poderia haver dúvida entre a letra C e a letra D, já que as demais claramente são quadros agudos, sem associação com episódios prévios.
A FPIES, ou enterocolite induzida por proteína alimentar (o gabarito), ocorre predominantemente em lactentes entre 2 e 7 meses de idade, associada à introdução de fórmulas lácteas e alimentos sólidos. Raramente ocorre em crianças alimentadas exclusivamente ao seio materno, em crianças maiores e adultos. A forma aguda é a mais comum e em geral manifesta-se por vômitos incoercíveis, letargia e palidez e diarreia que iniciam-se 1 a 4 horas após a ingestão do alimento implicado. Mais associada a desidratação.
A FPIAP, também denominada proctocolite alérgica, é uma forma de alergia alimentar não mediada por IgE, que surge nos primeiros seis meses de vida, sendo mais frequente entre a primeira e a quarta semanas após o nascimento (mais precoce). Manifesta-se frequentemente com sangue e muco nas fezes em lactentes saudáveis. Mais raramente podem ocorrer vômito e diarreia. O início é geralmente insidioso, com um período latente prolongado após a introdução do alimento, embora raramente o início possa ser agudo, dentro de 12 horas após o primeiro contato
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo