Os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) em estado sólido, de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3190555 Técnicas em Laboratório
Os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) em estado sólido, devem ser acondicionados em saco constituído de material resistente a ruptura, vazamento e impermeável. Além disso, é recomendado:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver esta questão, precisamos compreender o Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), que é um tema crucial nas práticas laboratoriais e hospitalares, garantindo tanto a segurança quanto o cumprimento de normas ambientais e sanitárias.

Resumo Teórico: Os RSS são classificados em grupos, de acordo com a RDC ANVISA nº 222/2018 e a Resolução CONAMA nº 358/2005. Cada grupo possui requisitos específicos para o acondicionamento, tratamento e descarte:

  • Grupo A: Resíduos biológicos, que têm potencial de infecção.
  • Grupo B: Resíduos químicos, que podem causar riscos à saúde e ao meio ambiente.
  • Grupo C: Resíduos radioativos.
  • Grupo D: Resíduos comuns, como os resíduos de escritório.
  • Grupo E: Resíduos perfurocortantes.

A alternativa correta é a C: "Que os sacos que acondicionam os RSS do Grupo D não sejam identificados."

Justificativa: O Grupo D compreende resíduos semelhantes aos resíduos domiciliares, ou seja, não oferecem riscos adicionais à saúde pública ou ao meio ambiente, e, portanto, não requerem identificação especial.

Análise das Alternativas Incorretas:

  • A - Esvaziamento ou reaproveitamento dos sacos: Esta prática é incorreta e vai contra as normas de segurança, pois pode causar contaminação e exposição a riscos biológicos ou químicos.
  • B - Substituição a cada 48 horas: Para resíduos do Grupo A, especialmente os de fácil putrefação, recomenda-se substituição mais frequente para evitar riscos de contaminação e odores.
  • D - Uso de sacos verdes: Não há regulamentação que determine o uso de sacos verdes para resíduos do Grupo A; normalmente, utiliza-se cor branca ou vermelha com especificações para riscos biológicos.
  • E - Sacos brancos leitosos: Após o tratamento, os resíduos geralmente são armazenados de acordo com o tipo de resíduo e seu destino final, não necessariamente em sacos brancos leitosos, que são comuns para resíduos infectantes antes de tratamento.

Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo