Acerca das teorias de administração, julgue o item a seguir....
Segundo a teoria contingencial, não há modelo organizacional exclusivo nem modelo melhor que outro porque as organizações são sistemas abertos que necessitam de cuidados, de administração e tratamento adequados ao tipo de atividade que desempenhem e ao ambiente em que se encontrem.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (13)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - certo
A teoria contingencial, surgida nas décadas de 1960 e 1970, marca uma abordagem importante no estudo da administração que se distingue das teorias anteriores por sua flexibilidade e adaptação. Diferente de teorias anteriores que buscavam princípios universais de administração, a contingência defende que não existe uma única melhor forma de organizar e gerir uma empresa. Ao contrário, ela propõe que a estrutura e práticas de uma organização devem variar de acordo com as circunstâncias externas e internas específicas a cada organização.
Isso significa que a eficácia organizacional depende da correspondência entre práticas de gestão, processos internos e o ambiente externo em que a organização opera. O contexto em que uma organização está inserida inclui fatores como tecnologia, tamanho da empresa, estratégia, concorrência e a própria cultura organizacional. A teoria contingencial, portanto, vê as organizações como sistemas abertos que estão em constante troca com o seu ambiente e que precisam se ajustar para sobreviver e prosperar.
Portanto, a afirmativa do item está correta porque reflete com precisão a ideia central da teoria contingencial de que não existe um modelo organizacional único e superior a todos os outros. Em vez disso, a teoria propõe que a eficácia de um modelo organizacional depende de como ele se alinha com fatores contingenciais específicos da organização e do ambiente. Cada organização deve ser administrada de maneira apropriada ao seu contexto específico, adaptando-se às condições variáveis para alcançar seus objetivos de forma eficiente e eficaz.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A Teoria da Contingência considera a concepção de ser humano como de Homem Complexo. Assim, as pessoas seriam um sistema complexo que englobaria características pessoais, valores, percepções e necessidades e estaria sempre em busca de solucionar questões relativas aos vários ambientes no qual se insere (na empresa onde trabalha, nas relações familiares, etc.). Nessa concepção, o homem é, por si só, em sistema aberto que realiza constantes transações com o ambiente, possui comportamento voltado para objetivos e se ajusta internamente ao longo do tempo.
No que diz respeito à gestão de pessoas, é aqui que surgem as teorias situacionais (ou contingenciais), que
afirmam que para cada situação específica deverá haver um comportamento adequado do líder para obter um desempenho positivo de sua equipe.
Carlos Xavier - Estratégia Concursos.
E o mundo líquido chega às empresas.
Tudo depende de tudo!
"Segundo a teoria contingencial, não há modelo organizacional exclusivo nem modelo melhor que outro porque as organizações são sistemas abertos que necessitam de cuidados, de administração e tratamento adequados ao tipo de atividade que desempenhem e ao ambiente em que se encontrem."
Achei estranho afirmar que "as organizações são sistemas abertos", quando, na verdade, na abordagem contingencial, ela DEPENDE, podendo ser sistema fechado ou sistema aberto (nada de prescrição).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo