Paciente de 3 anos apresenta tosse e congestão nasal há 5 d...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central da Questão:
Esta questão aborda o manejo clínico de uma criança com sintomas respiratórios sugestivos de pneumonia. Para resolvê-la, é necessário entender os sinais clínicos típicos da pneumonia em pediatria, os métodos diagnósticos adequados, o manejo inicial dessa condição e as possíveis complicações associadas.
Alternativa Correta: B
A alternativa B está incorreta. A afirmação de que é "necessário solicitar radiografia de tórax, hemograma completo e PCR" para avaliação diagnóstica é um equívoco. Em muitos casos de pneumonia em crianças, o diagnóstico pode ser feito clinicamente, especialmente em situações típicas e não complicadas. A radiografia de tórax pode ser reservada para casos de dúvida diagnóstica, falta de resposta ao tratamento ou suspeita de complicações.
Justificativa das Alternativas Incorretas:
A - A pneumonia é realmente o diagnóstico mais provável, considerando os sintomas e achados físicos apresentados, podendo ser de origem viral ou bacteriana, principalmente em crianças.
C - A necessidade de internação hospitalar para oxigenoterapia é justificada devido à oximetria de pulso de 90%, indicando hipoxemia significativa, que requer suplementação de oxigênio.
D - As complicações comuns de pneumonia incluem derrame pleural e atelectasias, o que torna essa alternativa correta em relação à descrição das possíveis complicações.
Conclusão:
Entender os sinais clínicos e o manejo adequado das doenças respiratórias em pediatria é essencial para o diagnóstico e tratamento eficaz. Avaliar a necessidade de exames complementares deve ser feito com base na apresentação clínica e sempre considerando o melhor interesse do paciente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O diagnóstico da PAC é eminentemente clínico. De acordo com a OMS, tosse e dificuldade respiratória em associação com taquipneia permite o diagnóstico da PAC na prática pediátrica.
Os principais sinais e sintomas são: febre, tosse, taquipneia, dificuldade respiratória, com ou sem a presença de tiragem, e estertores crepitantes ou murmúrio vesicular abolido/diminuído (presentes na questão).
A FR conforme a idade:
até 2 meses: até 60 mrm
2-11 meses: até 50 mrm.
1-4 anos: até 40 mrm.
Critérios de gravidade e internação:
a) pneumonia (taquipneia) - tratamento ambulatorial com antibioticoterapia;
b) pneumonia grave (taquipneia + tiragem subcostal) - internação hospitalar.
*< 2 meses sempre devem ser internados, independente da presença de tiragem.
Outros sinais de necessidade de internação são: saturação de oxigênio menor que 92%; abolição do murmúrio vesicular, com possibilidade ou confirmação radiológica de complicações (RX recomendado apenas em caso de gravidade), como derrame pleural e empiema; desnutrição grave; sonolência; rebaixamento do nível de consciência e recusa alimentar.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo