Com relação aos vestígios encontrados no local de acidente d...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB: D
A) Marcas de frenagem produzidas sobre a superfície de asfalto molhado apresentam-se de cor escura, em tons variados de cinza.
B) Em comparação com as marcas de frenagem comuns, as geradas pelo sistema de freio ABS são duráveis, de coloração escura e com estriações longitudinais paralelas.
- FREIO ABS -> Marcas picotadas, pois este sistema impede o travamento total da roda.
C) A presença de fragmentos desprendidos dos veículos auxilia principalmente na determinação da posição de repouso final que os veículos assumem após um acidente.
- auxilia principalmente na determinação da posição da batida
D) O deslocamento dos pneumáticos divergente da orientação indicada pelo eixo longitudinal do veículo produz marcas de forma curvilínea e hachuradas.
- Por eliminação
E) O rolamento dos pneumáticos sobre a superfície da pista produz marcas de sulcagens que auxiliam na determinação de trajetórias e na identificação de determinado pneumático de um veículo suspeito.
- a sulcagem é decorrente do contato violento entre as partes metálicas.
VALEU FERA !
a) Marcas de frenagem produzidas sobre a superfície de asfalto molhado apresentam-se de cor escura, em tons variados de cinza.
ERRADO. Em caso de atrito da borracha do pneu contra piso molhado e que deixem as marcas deste atritamento devemos ter tonalidade uniforme, em tons escuros, pois, o material do pneu não muda de composição.
b) Em comparação com as marcas de frenagem comuns, as geradas pelo sistema de freio ABS são duráveis, de coloração escura e com estriações longitudinais paralelas.
ERRADO. O sistema de freios ABS não permite o travamento das rodas e, por consequência, não deixará marcas no asfalto.
Nas frenagens decorrentes de freio ABS não devemos ter marcas de atritamentos. Não são iguais às deixadas por freio comum (marcas contínuas e duráveis). Caso existam, as marcas de frenagem por ABS são mais tênues e de menor durabilidade que as produzidas por freios comuns.
c) A presença de fragmentos desprendidos dos veículos auxilia principalmente na determinação da posição de repouso final que os veículos assumem após um acidente.
ERRADO. A presença de fragmentos desprendidos, a depender de seu espectro de espalhamento no solo, pode contribuir para determinar o sítio de colisão, não o ponto de imobilização.
d) O deslocamento dos pneumáticos divergente da orientação indicada pelo eixo longitudinal do veículo produz marcas de forma curvilínea e hachuradas.
CERTO. Caso o sistema de freios esteja mal regulado, teremos diferentes pressões e eficácia de ação diferenciada nas rodas, oq eu pode provocar uma mudança da trajetória (que deveria ser retilínea) levando o veículo a uma trajetória ligeiramente curvilínea.
e) O rolamento dos pneumáticos sobre a superfície da pista produz marcas de sulcagens que auxiliam na determinação de trajetórias e na identificação de determinado pneumático de um veículo suspeito.
ERRADO. O simples rolamento do pneu não há de deixar em solo asfáltico marcas de sulcagens. Estas são produzidas pelo atritamento de componentes do veículo contra a pista.
As marcas de sulcagem não auxiliam na identificação de veículo, necessariamente.
As marcas de frenagens podem auxiliar na identificação de pneus de veículos. E podemos ter desenhos semelhantes na borracha de pneus instalados em diferentes veículos.
Fonte: Prof. do TEC
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo