Ao realizar exame perinecroscópico em um cadáver em lo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1933897 Criminalística
     Ao realizar exame perinecroscópico em um cadáver em local de homicídio, o perito constatou uma ferida produzida por projétil expelido por arma de fogo, O corpo do cadáver apresentava um orifício (O1) na região abdominal e um orifício (O2) nas costas. O orifício O1 tinha bordas evertidas e formato irregular. O orifício O2 tinha bordas invertidas, formato elíptico e era circundado por diversas incrustações na pele, formando ferimentos puntiformes resistentes a limpeza.
Considerando essa situação hipotética bem como a descrição e interpretação dos vestígios apresentada pelo perito criminal, assinale a opção correta. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O orifício O1 tinha bordas evertidas e formato irregular--- são características de orifícios de saída, além de diâmetro MAIOR que orifícios de entrada.

GAB: A

Na situação narrada, a vítima foi atingida com um projétil de arma de fogo nas costas (O2) que transfixou pela região abdominla (O1).

A) O orifício O1 apresentava maior diâmetro que o orifício O2.

B) Quando o disparo foi realizado, a vítima estava defronte ao autor.

C) O projétil apresentava incidência perpendicular quando atingiu o corpo da vítima.

  • O orifício O2 tinha bordas invertidas, formato elíptico
  • Como o orifício tinha formato elíptico, a incidêmcia do PAF se deu de forma inclinada/oblíqua.

D) O disparo foi efetuado a longa distância.

  • Curta distância, pela presença de elementos secundários do disparo, como a zona de tatuagem.
  • "(...) e era circundado por diversas incrustações na pele (zona de tatuagem; grãos de pólvora imcombusta que se incrustam na pele), formando ferimentos puntiformes resistentes a limpeza (a zona de tatuagem não sai com a lavagem, diferente da zona de esfumaçamento que desaparece com a lavagem/putrefação, pois é fuligem.)

E) A aréola equimótica somente poderá ser observada no orifício O2.

  • A aréola equimítica geralmente se encontra presente nos orifícios de entrada produzidos por PAF, possui de tonalidade violácea, é resultante do extravasamento de sangue oriundo da ruptura de pequenos vasos.
  • Sinal de Romanesi é uma escoriação, mas ele é uma escoriação na saída e não na entrada. É uma lesão que aparece quando o orifício de saída está encostado em algum lugar (ANTEPARO), fazendo com que o projétil ao entrar em contato com uma resistência na saída faça escoriaçãoc no local.

Exemplo: pessoa encostada na parede que recebe um disparo de arma de fogo. Sua lesão terá:

  • Orla de escoriação ou contusão na entrada em decorrência do movimento de rotação do projetil contra a pele;
  • Sinal de Romanesi na saída - em decorrência do movimento de rotação do projetil contra a pele e resistência de objeto atrás da pele na saída.
  • BIZU: Sinal de Romanesi lembrar de Resistência de saída.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo