Com relação aos procedimentos de documentação do local de c...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gabarito : C
1) Reconhecimento
2) Isolamento
3) FIXAÇÃO
4) Coleta
5) Acondicionamento
6) Transporte
7) Recebimento
8) Processamento
9) Armazenamento
10) Descarte
GAB: C
A) Em regra, o levantamento fotográfico completo e minucioso do local dispensa a elaboração de croqui.
B) A descrição do local deve partir do geral para o particular, em áreas externas, e do detalhe para a visão de conjunto, em áreas internas.
- sempre da visão geral para o detalhe
C) A fixação do vestígio conforme se encontra no local é parte indispensável no laudo pericial e constitui etapa da cadeia de custódia.
D) Os peritos devem fotografar o cadáver logo após a retirada das vestes, antes de se realizar o exame perinecroscópico.
- Art. 164. Os cadáveres serão sempre fotografados na posição em que forem encontrados, na medida do possível, todas lesões externas e vestígios deixados no local do crime.
- Fotografia – todos os vestígios devem ser fotografados.
- Visão panorâmica
- Fotos a uma distância média
- Fotos de objetos específicos
- Fotos em “close” com e sem escala
Após as fotografias, será realizado o exame perinecroscópico (quando for o caso), que consiste em um simples exame externo do cadáver.
- Exame visual sem tocá-lo ou movimentá-lo (exame perinecroscópico);
- Exame com as vestes deverá ser a segunda etapa;
- Exame retirando as vestes com todo cuidado;
- Exame sem as vestes sendo a última etapa
- Geralmente o exame do cadáver é feito de forma céfalo caudal:
- ✓ cabeça; ✓ pescoço; ✓ tórax; ✓ membros superiores; ✓ mãos; ✓ abdômen; ✓ dorso; ✓ órgãos genitais; ✓ membros inferiores.
- Art. 162. A autópsia será feita pelo menos seis horas depois do óbito, salvo se os peritos, pela evidência dos sinais de morte, julgarem que possa ser feita antes daquele prazo, o que declararão no auto.
- Parágrafo único. Nos casos de morte violenta, bastará o simples exame externo do cadáver, quando não houver infração penal que apurar, ou quando as lesões externas permitirem precisar a causa da morte e não houver necessidade de exame interno para a verificação de alguma circunstância relevante. -> exame perinecroscópico.
E) Os croquis são representações esquemáticas do local do crime, que apresentam estimativas das dimensões e localização dos vestígios no espaço; os registros precisos e detalhados dos vestígios, quando necessários, são apresentados em plantas auxiliares.
"A fixação é a descrição detalhada do vestígio conforme se encontra no local de crime ou no corpo de delito, e a sua posição na área de exames, podendo ser ilustrada por fotografias, filmagens ou croqui, sendo indispensável a sua descrição no laudo pericial produzido pelo perito responsável pelo atendimento."
Fonte: https://meusitejuridico.editorajuspodivm.com.br/2021/01/23/
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo