O diretório lost+found é automaticamente criado durante a cr...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Letra B - fsck
O comando fsck, que é a abreviação de "file system consistency check", é utilizado para verificar e reparar sistemas de arquivos em sistemas operacionais Unix e Linux. Esse comando é essencial para manutenção da integridade dos dados armazenados no disco, especialmente quando há uma interrupção inesperada do sistema, como um desligamento forçado ou queda de energia.
O diretório lost+found é criado automaticamente na raiz de sistemas de arquivos formatados com a maioria dos sistemas de arquivos Linux, como ext2, ext3 e ext4. Quando o comando fsck é executado, ele procura por blocos de arquivos que não estão corretamente referenciados em diretórios. Se forem encontrados, eles são movidos para o diretório lost+found para que possam ser examinados e possivelmente recuperados pelo administrador do sistema.
Por que as outras alternativas estão incorretas:
- init: Esse é o primeiro processo iniciado durante a inicialização do sistema operacional Unix-like, mas não está relacionado diretamente com a reparação de sistemas de arquivos danificados.
- inet.d: Na realidade, o correto seria inetd, que é um super-servidor daemon em sistemas operacionais Unix-like, responsável por iniciar outros servidores de rede quando necessário. Não está relacionado ao diretório lost+found.
- rc: São scripts que são executados em vários níveis de execução do sistema. Embora possam ser usados para iniciar serviços, incluindo aqueles que poderiam verificar sistemas de arquivos, eles não utilizam diretamente o diretório lost+found.
O entendimento do propósito e uso do comando fsck é fundamental para a manutenção do sistema e recuperação de dados após falhas de sistema. Saber que ele interage diretamente com o diretório lost+found é um detalhe importante para qualquer profissional que gerencia sistemas Linux.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo