No trabalho com a terapia cognitivo-comportamental, Beck (20...
No trabalho com a terapia cognitivo-comportamental, Beck (2014) sugere algumas estratégias e técnicas que podem ser utilizadas para modificar as crenças centrais e intermediárias. Nesse sentido, relacione Coluna 1 à Coluna 2, associando cada técnica às suas definições.
Coluna 1
1. Questionamento socrático.
2. Continuum cognitivo.
3. Role-play racional-emocional.
4. Experimentos comportamentais para testar as crenças.
Coluna 2
( ) Técnica na qual o terapeuta solicita que o paciente desempenhe um papel emocional da sua mente, que endossa a crença disfuncional. No segundo momento, há a troca de papéis.
( ) Técnica útil para modificar tanto os pensamentos automáticos quanto as crenças que refletem pensamentos polarizados ou dicotômicos. A técnica facilita o reconhecimento do meio-termo.
( ) Técnica que pode ajudar o paciente a avaliar a validade de uma crença. Quando adequadamente projetada e executada, pode modificar as crenças do paciente mais poderosamente do que as técnicas verbais utilizadas no consultório.
( ) Técnica utilizada para avaliar os pensamentos automáticos. Auxilia na realização de uma avaliação mais concreta e significativa e menos abstrata e intelectual.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Olá, aluno! Vamos abordar a questão sobre as estratégias e técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) conforme sugeridas por Beck (2014). Primeiro, vamos entender a questão e a alternativa correta.
Alternativa correta: E - 3 – 2 – 4 – 1
Vamos agora detalhar cada técnica e justificar porque essa é a alternativa correta:
1. Questionamento socrático: Esta é uma técnica utilizada para avaliar os pensamentos automáticos. O terapeuta faz perguntas que ajudam o paciente a examinar e desafiar seus pensamentos de forma mais concreta e significativa, diminuindo a abstração. Corresponde à quarta definição.
2. Continuum cognitivo: Técnica útil para modificar pensamentos automáticos e crenças que refletem pensamentos polarizados. Facilita o reconhecimento de um meio-termo. Corresponde à segunda definição.
3. Role-play racional-emocional: Nesta técnica, o paciente desempenha um papel emocional que endossa a crença disfuncional e depois há troca de papéis. Ajuda a pessoa a ver a situação de diferentes perspectivas. Corresponde à primeira definição.
4. Experimentos comportamentais para testar as crenças: Essa técnica ajuda o paciente a avaliar a validade de suas crenças. Quando bem projetada, pode ser mais poderosa do que técnicas verbais. Corresponde à terceira definição.
Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa A - 4 – 1 – 3 – 2: Colocou o "Experimentos comportamentais para testar as crenças" na primeira definição, mas essa técnica corresponde à terceira definição.
Alternativa B - 4 – 2 – 1 – 3: Aqui, o "Experimentos comportamentais para testar as crenças" está correto na terceira definição, mas o "Questionamento socrático" está incorreto, pois foi colocado na quarta definição quando deveria estar na última.
Alternativa C - 3 – 2 – 1 – 4: Na terceira definição, colocou o "Role-play racional-emocional", mas isso corresponde à primeira definição.
Alternativa D - 3 – 4 – 2 – 1: Colocou o "Role-play racional-emocional" e o "Experimentos comportamentais para testar as crenças" em definições que não correspondem a essas técnicas.
Espero que essa explicação tenha sido clara e útil para sua compreensão. Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
E
( role-play racional-emocional) Técnica na qual o terapeuta solicita que o paciente desempenhe um papel emocional da sua mente, que endossa a crença disfuncional. No segundo momento, há a troca de papéis.
( continuum cognitivo) Técnica útil para modificar tanto os pensamentos automáticos quanto as crenças que refletem pensamentos polarizados ou dicotômicos. A técnica facilita o reconhecimento do meio-termo.
( experimentos comportamentais para testar as crenças) Técnica que pode ajudar o paciente a avaliar a validade de uma crença. Quando adequadamente projetada e executada, pode modificar as crenças do paciente mais poderosamente do que as técnicas verbais utilizadas no consultório.
(questionamento socrático ) Técnica utilizada para avaliar os pensamentos automáticos. Auxilia na realização de uma avaliação mais concreta e significativa e menos abstrata e intelectual.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo