No processo de análise orientada a serviços, é comum identif...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q65106 Arquitetura de Software
Imagem 001.jpg

Com referência ao processo de negócio apresentado no fluxograma
acima, que deverá ser automatizado usando uma abordagem de
orientação por serviços, e aos princípios de orientação a serviços e
das boas práticas de adoção de arquitetura orientada a serviços
(SOA), julgue os itens que se seguem.

No processo de análise orientada a serviços, é comum identificar o reúso de lógica de solução legada a ser encapsulada por serviços identificados durante a análise. Essa atividade está ligada à aplicação dos princípios de autonomia de serviços.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 

O princípio da autonomia diz que "os serviços têm controle sobre a lógica que a encapsulam." Logo se você encapsula o reúso de lógica de solução legada em serviços, você está aplicando o príncipio da autonomia. Gabarito 119: Correto.

 

fonte:http://leodurans.blogspot.com/2010/08/comentando-questoes-117-121-da-prova.html

Serviços são AUTÔNOMOS: Autonomia significa a capacidade de se auto-governar. Um Serviço autônomo é aquele que independe de um elemento externo para executar sua lógica.
O princípio da autonomia de serviço está ligado a excecução autônoma e independente, o que permite exercer alto nível de controle sobre a lógica e recursos em runtime.
O contexto passado pela questão não é um exemplo de aplicação deste princípio, ainda que ela esteja correta.

O princípio da autonomia diz que "os serviços têm controle sobre a lógica que a encapsulam."  conceito correto
Logo se você encapsula o reúso de lógica de solução legada em serviços, você está aplicando o príncipio da autonomia. errado

Não há autonomia nesse ponto, pois o controle não está no serviço e sim na aplicação legada, que detem o controle da lógica.

Então porque a questão está correta?
Vejamos:
No livro Princípios de Design de Serviços de Thomas Erl, no capítulo 10, que trata sobre autonomia de serviços, no item 10.4, é apresentado uma "sugestão" de categorização para medir o nível de autonomia de um serviço:
nível de autonomia descrição foco escopo isolamento da implementação
contrato de serviço os contratos de serviços são projetados em alinhamento uns com os outros, para evitar sobreposição da funcionalidade expressa contrato contrato n/d
compartilhado a lógica e os recursos que compreendem a implementação de serviços são compartilhados com outras partes da empresa implementação capacidade nenhum
lógica de serviços a lógica é isolada, mas os recursos de dados são compartilhados com outras partes da empresa implementação capacidade parcial
puro a lógica e os recursos de dados são isolados e dedicados ao serviço implementação capacidade completo

No trecho que explica o nível compartilhado de autonomia consta o seguinte:
"O cenário típico é alguns serviços poderem ter programação personalizada, ao passo que outros devem encapsular tecnologia legada mais antiga ...
Nesse caso, é benéfico categorizar claramente, a autonomia do serviço de baixa a não existente."

Daí o que faz a questão estar correta é que esta atividade está ligada à aplicação do princípio de autonomia de serviços, por primeiramente estar no capítulo referente ao assunto, e por, ser considerada quando da classificação de níveis de autonomia de um serviço.
Obrigada por sua orientação SEMPRE muito útil para pessoas, como eu, que usamos este site muitas vezes como fonte de consulta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo