Analise as assertivas abaixo sobre o psicodiagnóstico e assi...
Analise as assertivas abaixo sobre o psicodiagnóstico e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) É limitado no tempo e visa um diagnóstico psicológico.
( ) Não pressupõe a adoção de um ponto de vista científico sobre o fenômeno avaliado, podendo ser descritivo ou dinâmico.
( ) Se baseia na coleta de múltiplas informações que possibilitem a elaboração de uma hipótese diagnóstica.
( ) Necessita de uma teoria psicológica que o fundamente, uma vez que os fenômenos são observados e analisados na perspectiva de um pressuposto teórico.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é C - V – F – V – V.
Vamos analisar cada assertiva para entender por que essa é a alternativa correta.
Primeira assertiva: "É limitado no tempo e visa um diagnóstico psicológico."
Essa afirmação é verdadeira. O psicodiagnóstico é um processo de avaliação que possui um início, meio e fim definidos, ou seja, é limitado no tempo. Seu principal objetivo é realizar um diagnóstico psicológico, identificando e compreendendo as características e possíveis transtornos do paciente.
Segunda assertiva: "Não pressupõe a adoção de um ponto de vista científico sobre o fenômeno avaliado, podendo ser descritivo ou dinâmico."
Essa afirmação é falsa. O psicodiagnóstico sempre pressupõe a adoção de um ponto de vista científico, pois a prática da psicologia deve ser fundamentada em teorias e métodos científicos. A avaliação pode ser tanto descritiva quanto dinâmica, mas sempre baseada em um pressuposto teórico.
Terceira assertiva: "Se baseia na coleta de múltiplas informações que possibilitem a elaboração de uma hipótese diagnóstica."
Essa afirmação é verdadeira. O psicodiagnóstico envolve a coleta de diferentes tipos de informações, como entrevistas, testes psicométricos e observações, para elaborar uma hipótese diagnóstica que será validada ou refutada ao longo do processo.
Quarta assertiva: "Necessita de uma teoria psicológica que o fundamente, uma vez que os fenômenos são observados e analisados na perspectiva de um pressuposto teórico."
Essa afirmação é verdadeira. O psicodiagnóstico precisa ser fundamentado em uma teoria psicológica, pois a observação e análise dos fenômenos psicológicos são realizadas com base em uma perspectiva teórica específica, que orienta a interpretação dos dados coletados.
Justificativa das alternativas incorretas:
Alternativa A - F – F – V – F: A primeira e a quarta assertiva são verdadeiras, então essa alternativa é incorreta.
Alternativa B - V – V – V – F: A segunda assertiva é falsa, então essa alternativa é incorreta.
Alternativa D - F – V – F – F: Além da primeira e terceira assertivas serem verdadeiras, a quarta assertiva também é verdadeira, tornando essa alternativa incorreta.
Alternativa E - V – F – F – V: A terceira assertiva é verdadeira, então essa alternativa é incorreta.
Espero que essa explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre a questão e sobre os conceitos envolvidos no psicodiagnóstico. Qualquer outra dúvida, estarei à disposição!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo