Com base nos conceitos e nos princípios arquivísticos, julgu...
Com base nos conceitos e nos princípios arquivísticos, julgue o item.
O setor de protocolo, ao constatar, no momento
da identificação das correspondências, a existência
de um envelope que, embora esteja destinado ao
titular de um cargo institucional, contenha o nome de
um colaborador que já não é mais o atual ocupante
desse cargo, deverá, ainda assim, considerar tal
correspondência como oficial.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Esse setor desenvolve suas atividades por meio do recebimento, registro, autuação, classificação, distribuição, tramitação/controle da tramitação e expedição de documentos.
Documentos particulares, ou seja, documentos não oficiais são apenas recebidos e encaminhados para o destinatário. Entretanto, pode ser que o documento seja oficial e que esteja endereçado ao servidor/empregado e não ao setor. Por esse motivo, quando houver alguma indicação de que o documento é oficial, ele deve seguir os ritos do protocolo.
Gabarito do Professor: certa
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A correspondência é oficial porque há o cargo e o portador do cargo, mesmo que desocupado. O processo é apenas diferente na etapa da tramitação, pois nesse caso, a documentação será devolvida ao remetente.
Gabarito: Correto.
A regra é clara, se o conteúdo tem a ver com a instituição, então será um documento oficial.
Questões comentadas no canal:
Alexandre Oliveira - Prof. RLM e Arquivologia
https://www.youtube.com/@xandioliveira
A afirmativa está (C) Certa.
O protocolo em uma instituição tem a responsabilidade de receber, registrar e distribuir todas as correspondências e documentos. Se uma correspondência é destinada ao titular de um cargo, mesmo que o nome no envelope seja de um colaborador que não ocupa mais o cargo, a correspondência ainda é considerada oficial. O protocolo deve direcioná-la ao atual ocupante do cargo.
Isso ocorre porque a correspondência é dirigida ao cargo institucional, e não ao indivíduo que o ocupa. Assim, mesmo que o indivíduo mude, a correspondência continua sendo relevante para a instituição e para o cargo. Isso se enquadra no conceito de "princípio da proveniência", que indica que os documentos de arquivo mantêm relação com a entidade (pessoa ou organização) que os gerou ou acumulou no curso de suas atividades.
Gab: Certo
Documento Oficial = Independentemente de tratar de nome, caso possua designação de cargo ou função institucional, em qualquer parte, trata-se de uma correspondência institucional
Fonte: Meus Resumos (PDF Gran Cursos)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo