Com base nos conceitos e nos princípios arquivísticos, julgu...
Com base nos conceitos e nos princípios arquivísticos, julgue o item.
O arranjo documental é uma função fundamental no
arquivo permanente e contempla atividades físicas
e intelectuais, enquanto o do tipo intermediário
se circunscreve à análise do conteúdo e da forma
dos documentos.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O quadro de arranjo é o instrumento utilizado nos arquivos permanentes para organizá-los e arranjá-los.
O plano de classificação é o instrumento utilizado nos arquivos correntes e intermediários para organizá-los e classificá-los.
Ambos contemplam atividades físicas, que é a organização material dos documentos, e atividades lógicas, que é a organização intelectual a partir de classes, no caso do plano de classificação e a partir de fundos/séries/itens, no caso do arranjo.
A questão erra ao limitar as atividades físicas e intelectuais somente ao quadro de arranjo.
Gabarito do Professor: errada
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito ERRADO
A palavra "circunscreve" diz que não há armazenamento nos arquivos intermediários (o que é errado), o arranjo em si acontece nas demais idades do documento, inclusive, na intermediária.
[Opinião]:
É uma questão complicada. Não sei se vou conseguir explicar bem, mas vamos tentar:
A questão trabalha com as confusões que ocorrem com conceitos e terminologia.
Arranjo, no sentido de organização dos documentos, ocorre em qualquer idade já que documentos são (devem) ser organizados já no momento da sua criação na fase corrente.
Mas há um outro sentido, geralmente relacionado a diferenciação dos instrumentos "plano de classificação" e "quadro de arranjo". Neste sentido, quadro de arranjo é usado somente em arquivos permanentes, ao passo que plano de classificação é usado mais na idade corrente (e continua em uso na idade intermediária). A classificação não muda nas idades intermediárias e permanentes, mas na idade permanente os documentos podem receber outro arranjo. Assim, arranjo pode estar sendo considerado pela banca como algo que é exclusivo da idade permanente.
ERRADO
Arranjo
Consiste na reunião e ordenação dos conjuntos documentais de acordo com a estrutura administrativa que os originou ou conforme as funções/atividades executadas por essa entidade. Assim sendo, o arranjo pode ser o estrutural, no qual os documentos são organizados a partir da estrutura administrativa da entidade produtora, ou funcional, onde a ordenação tem por eixo as funções desempenhadas pela entidade produtora. As atividades de arranjo são do tipo físicas e intelectuais: as físicas são aquelas destinadas ao arquivamento e armazenamento dos documentos, enquanto que as intelectuais estão relacionadas a análise dos documentos quanto à sua forma, origem funcional e conteúdo
Gab: Errado
As principais atividades do arquivo permanente são: arranjo, descrição, conservação e referência.
Segundo definição do DBTA, arranjo é a sequencia de operações intelectuais e físicas que visem à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido.
- Atividade intelectual (análise do documento quanto a sua forma, origem funcional e conteúdo)
- Atividade física (organização dos papéis)
Fonte: PDF Estratégia Concursos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo