Os padrões miofuncionais orofaciais modificam-se de acordo c...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A
Vamos analisar o tema central desta questão, que é sobre os padrões miofuncionais orofaciais ao longo dos ciclos de vida. Esses padrões se referem ao funcionamento dos músculos da face e de outras estruturas relacionadas, como a respiração, mastigação e deglutição. Ao longo do desenvolvimento humano, essas funções sofrem alterações significativas que impactam a saúde e desenvolvimento craniofacial.
Na alternativa A, temos a afirmação de que na infância, o padrão respiratório predominantemente nasal possibilita a organização da postura oral, o que é um estímulo favorável ao crescimento e organização miofuncional. Esta afirmação está correta, pois a respiração nasal adequada promove o desenvolvimento harmonioso das estruturas orofaciais, enquanto a respiração oral pode levar a alterações miofuncionais e esqueléticas indesejadas.
Justificando a Correção: A respiração nasal é fundamental para o crescimento adequado do palato, maxila e mandíbulas. Quando a criança respira pelo nariz, há um desenvolvimento saudável e organizado das funções orais, beneficiando o alinhamento dos dentes e a postura da língua. Fontes como "Guia de Práticas Fonoaudiológicas" reforçam essa importância.
Análise das Alternativas Incorretas:
B: Na infância, hábitos orais podem sim ser agravantes de padrões faciais, como o uso prolongado de chupeta ou sucção de dedo, que podem levar a maloclusões e alterações na postura da língua e dos lábios.
C: Na puberdade, é um período de adaptação, porém, as afirmações sobre "deformidades dentofaciais consolidadas" são muito rígidas e não refletem a capacidade de intervenção e adaptação funcional que ainda existe nessa fase.
D: A fase adulta realmente é marcada por uma certa definição craniofacial, mas a afirmação sobre diferenças drásticas entre gêneros não é precisa. Ambos os gêneros passam por alterações estruturais, mas essas não são definidas de forma tão linear.
E: Na infância, disfunções temporomandibulares não são frequentes. Essas condições são mais comuns em adolescentes e adultos, devido a diversos fatores como estresse e hábitos parafuncionais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo