Com base nos conceitos e nos princípios arquivísticos, julgu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2134789 Arquivologia

Com base nos conceitos e nos princípios arquivísticos, julgue o item.


Os cuidados dispensados aos documentos e a seus respectivos locais de armazenamento visam à conservação do acervo − o qual pode ser danificado pela umidade e pela luminosidade artificial −, de modo que uma edificação com incidência de luz natural e desprovida de umidade é recomendável para a construção de um arquivo.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alta umidade promove a ploriferação de microorganismos danosos a qualquer suporte documental. A baixa umidade promove o desgaste do suporte documental, ressecando-o. Portanto, o parâmetro inadequado de umidade promoverá a deterioração dos documentos. 

A luz que incide no conjunto documental, seja artificial ou natural, deve ser controlada de modo a evitar a proliferação de microrganismos, no caso de uma quantidade insuficiente de luz, ou de perda da informação por esmaecimento da tinta, por exemplo, no caso de excesso de luz.

O ideal não é utilizar a luz natural e retirar a umidade, mas sim controlar os dois fatores de forma que as condições sejam favoráveis aos suportes.

Gabarito do Professor: errada

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

eh uma compreensao de texto?

luz natural, nao é melhor opção.

Gabarito: Errado.

→ Informação mais importante de todas em relação aos agentes danosos físicos é em relação a luz solar, saiba que luz do sol NÃO É INDICADA PARA DOCUMENTOS DE ARQUIVOS.

Questões comentadas no canal:

Alexandre Oliveira - Prof. RLM e Arquivologia

https://www.youtube.com/@xandioliveira

Qaulquer luminosidade deve ser evitada ao máximo.

Abaixo alguns excertos das "Recomendações para a produção e o armazenamento de documentos de arquivo", do Conarq (CONARQ, 2005):

A deterioração natural dos suportes dos documentos, ao longo do tempo, ocorre por reações químicas, que são aceleradas por flutuações e extremos de temperatura e umidade relativa do ar e pela exposição aos poluentes atmosféricos e às radiações luminosas, especialmente dos raios ultravioleta.

(...)

Com base nessas constatações, recomenda-se:

(...)

  • proteger os documentos e suas embalagens da incidência direta de luz solar, por meio de filtros, persianas ou cortinas;
  • monitorar os níveis de luminosidade, em especial das radiações ultravioleta;
  • reduzir ao máximo a radiação UV emitida por lâmpadas fluorescentes, aplicando filtros bloqueadores aos tubos ou às luminárias;

(...)

Fonte: ARQUIVO NACIONAL (BRASIL). Conselho Nacional de Arquivos. Recomendações para a produção e o armazenamento de documentos de arquivo/Conselho Nacional de Arquivos — Rio de Janeiro: O Conselho, 2005. 20p.; 20cm. ISBN 85-7009-077-3. Disponível em: <https://www.gov.br/conarq/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/recomendaes_para_a_produo.pdf>. Acesso em: 19/05/2023.

Solzão da Bahia torrando os arquivos parece uma boa

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo