Considerado o estabelecido nas normas gramaticais da língua...
TEXTO 1
DEMOCRACIA E CIDADANIA
São cinco os princípios da democracia, são cinco e juntos totalmente suficientes. Cada um separado já é uma revolução. Pensar a liberdade, o que acontece em sua falta e o que se pode fazer com sua presença. A igualdade, o direito de absolutamente todos e a luta sem fim para que seja realidade. E assim o poder da solidariedade, a riqueza da diversidade e a força da participação. E quanta mudança ocorre por meio deles.
Se cada um separado quase daria para transformar o mundo, imagine todos eles juntos. O desafio de juntar igualdade com diversidade, de temperar com solidariedade conseguida pela participação. Essa é a questão da democracia, a simultaneidade na realização concreta dos cinco princípios, meta sempre irrealizável e ao mesmo tempo possível de se tentar a cada passo, em cada relação, em cada aspecto de vida.
E sobretudo e acima de tudo coloque o eixo dessa revolução na cidadania, em cada pessoa e em todas. Não no Estado, nem no mercado. Eles não são capazes de dar vida a esses princípios. Essa obra é do homem e da mulher, juntos. O Estado quase sempre mata ou aleija um desses princípios dizendo que se deseja salvar a democracia. Mata um pedaço em nome do todo. O Estado é um animal que precisa ser domesticado. Sem controle da cidadania, logo perde o rumo e faz besteira, corrompe-se e corrompe. O mercado sem o controle da cidadania perde seu gosto pela liberdade e a competição. Entrega-se a uns poucos para servir a minorias.
A maioria das pessoas acredita que a solução dos problemas vem de fora, de algo externo, de alguém ou alguma coisa que fará, por nós e por todos, aquilo que deve ser feito. Uns não sabem viver sem o poder, sem o Estado. Outros não sabem viver sem alguém que manda, o senhor, o padre e o pastor, o empresário, o líder, o patrão. A maioria não sabe viver sem o Estado e o mercado, não sabe viver por si. E esse engano é grande, profundo e perigoso. (...)
Herbert de Souza (Betinho) | Sociólogo Democracia Viva n˚ 28, Fevereiro de 1997
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (22)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Na análise gramatical do trecho "A maioria das pessoas acredita que a solução dos problemas vem de fora", identificamos duas orações distintas:
- 1ª oração: "A maioria das pessoas acredita"
- 2ª oração: "que a solução dos problemas vem de fora"
A 2ª oração é uma oração subordinada substantiva objetiva indireta, pois ela completa o sentido do verbo "acredita" da 1ª oração, funcionando como um complemento indireto do verbo da oração principal. O termo "que" funciona como uma conjunção integrante, introduzindo a oração subordinada.
Portanto, o período é composto por duas orações.
O gabarito correto é a letra E.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
“A maioria das pessoas acredita que a solução dos problemas vem de fora, (...)”
1 oração 2 orações
Oração subordinada substantiva objetiva direta.
e) composto com duas orações.
Não seria uma oração subordinada substantiva subjetiva?
dois verbos, duas orações
#felipealves Não é uma Oração Subordinada Subjetiva, porque o sujeito indefinido(a maioria das pessoas) encontra-se na Oração principal e não na subordinada.
A resposta é a E, já que possui dois verbos e consequentemente duas orações.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo