Com relação a ferramentas de gerenciamento de redes de comun...
Ao se utilizar a opção check_command sem nenhum argumento nos arquivos de configuração do Nagios, é verificada a existência de um comando adequado para o monitoramento do serviço que está sendo configurado.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E
Para entender por que a alternativa está errada, precisamos compreender o funcionamento básico do Nagios, uma popular ferramenta de monitoramento de redes e sistemas.
O Nagios utiliza uma série de arquivos de configuração para definir como os serviços e os hosts devem ser monitorados. Um dos elementos chave nesses arquivos é o check_command, que especifica o comando a ser usado para verificar o estado de um serviço ou host.
O enunciado menciona a utilização da opção check_command sem argumentos. Na prática, isso não faz sentido, pois o check_command sempre precisa de um argumento que indique qual comando será usado para realizar a verificação. Portanto, se você configurar o check_command sem especificar um comando, o Nagios não saberá como monitorar o serviço, resultando em um erro.
Vamos ver um exemplo para tornar isso mais claro:
define service {
use generic-service
host_name myserver
service_description HTTP
check_command check_http
}
Observe que na linha check_command, foi especificado check_http, que é o comando utilizado para verificar o serviço HTTP. Se essa linha fosse deixada sem um argumento (ou seja, apenas check_command), Nagios não conseguiria entender como monitorar o serviço, o que causaria um erro na configuração.
Portanto, a alternativa correta é E (errado), porque a afirmação de que a opção check_command sem argumentos verifica a existência de um comando adequado está incorreta. Na verdade, a falta de um comando específico resultaria em um erro de configuração.
Conclusão: O check_command precisa sempre ser seguido por um argumento que especifique o comando de monitoramento. Deixar esta opção sem argumentos não é uma prática correta e causaria problemas na configuração do Nagios.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errado, pois, pelo que me lembre, deve-se colocar um /help (ou similar) para se ver os comandos, similar ao /? do prompt do windows
Desculpe se não tenho certeza.Quem tiver algo pra postar...
O check_command vai justamente encontrar algum comando que tenha sido declarado, com o "define command{ ... }" .
Documentação pertinente - https://assets.nagios.com/downloads/nagioscore/docs/nagioscore/3/en/macros.html
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo