No processo de adoção de ferramentas CASE é INCORRETO afir...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O gabarito correto é a alternativa B. As ferramentas CASE são projetadas para apoiar e otimizar o processo de desenvolvimento de software, mas não são uma panaceia que resolve todos os problemas existentes nesse processo. Embora possam auxiliar na identificação de problemas pela análise de consistência, métricas de projeto e outros recursos automatizados, a solução de problemas é uma atividade que requer a intervenção de profissionais qualificados, que precisarão interpretar a informação fornecida pela ferramenta e tomar ações para resolver tais problemas.
O uso de ferramentas CASE deve, sim, prover suporte tecnológico adequado para as atividades de desenvolvimento e manutenção, conforme a alternativa A. Ademais, espera-se que o uso dessas ferramentas impacte positivamente sobre a produtividade, qualidade, padronização e documentação de projetos de software, o que é afirmado na alternativa C. É igualmente importante que a nova ferramenta seja capaz de se integrar com outras ferramentas já utilizadas pela organização, o que é destacado na alternativa D. Por fim, ao introduzir uma ferramenta CASE é crucial considerar as convenções e procedimentos específicos da organização, assegurando que a ferramenta seja compatível com as práticas estabelecidas da empresa, como mencionado na alternativa E.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
É exatamente o que pensa Sommerville ao afirmar que os "sistemas CASE existentes automatizam as atividades rotineiras, mas as tentativas de aproveitar a tecnologia de inteligência artificial para apoiar o projeto não foram bem-sucedidas." E esse é um dos motivos que limita o uso das ferramentas CASE.
Conforme destacado, as ferramentas CASE são utilizadas para automatizar atividades rotineiras. Entre elas, podemos citar:
- o desenvolvimento de diagramas para especificar o sistema;
- a criação de protótipos para auxiliar o processo de elicitação e análise de requisitos;
- a programação do sistema propriamente dita, onde o sistema é codificado através do uso de uma linguagem de programação.
Analisando a questão, a única alternativa incorreta é a letra b, pois a solução de problemas de desenvolvimento de software depende diretamente do esforço humano, não sendo isso competência das ferramentas CASE.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo