Com referência as características e tratamentos de úlceras d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2877113 Medicina

Com referência as características e tratamentos de úlceras de pressão, assinale a opção correta.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A - A umidade excessiva da pele, resultado de uso prolongado de fraldas com acúmulo de secreções naturais como fezes e urina, é fator de risco para o desenvolvimento de úlceras de pressão.

As úlceras de pressão, também conhecidas como escaras, são lesões na pele e nos tecidos subjacentes, geralmente sobre áreas ósseas, resultado de pressão prolongada. Existem diversos fatores de risco associados ao seu desenvolvimento, e a umidade excessiva é um deles.

Explicação:

Alternativa A: Esta alternativa está correta. A umidade excessiva da pele, principalmente pelo uso prolongado de fraldas e acúmulo de urina e fezes, pode macerar a pele, tornando-a mais vulnerável ao dano pelo atrito e à pressão, facilitando o desenvolvimento de úlceras.

Alternativa B: Apesar de estar correta ao afirmar que a pressão é um fator importante, a descrição sobre a pressão capilar e o tempo de isquemia não está precisa. A pressão capilar média é de cerca de 32 mmHg, e a isquemia irreversível não ocorre com uma hora de pressão ininterrupta a 15 mmHg.

Alternativa C: Embora pacientes com trauma raquimedular tenham maior risco de úlceras de pressão, as mudanças de decúbito para evitar pressões prolongadas são medidas preventivas, não contribuem diretamente para a formação das úlceras.

Alternativa D: O sítio mais comum de úlceras de pressão é realmente a região sacral, especialmente em pacientes acamados. No entanto, a descrição de "posição sentada" é mais precisa para áreas isquiáticas, não sacrais.

Alternativa E: A espasticidade pode ser um fator de risco, mas a informação sobre lesões medulares e a relação com espasticidade não está correta. Lesões cervicais e torácicas altas frequentemente resultam em maior espasticidade do que lesões lombares.

Conclusão:

Compreender os fatores de risco e a fisiopatologia das úlceras de pressão é essencial para preveni-las e manejá-las adequadamente em pacientes vulneráveis, como aqueles imobilizados ou acamados por longos períodos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alternativa correta: A. A umidade excessiva da pele, resultado de uso prolongado de fraldas com acumulo de secreções naturais como fezes e urina, é fator de risco para o desenvolvimento de úlceras de pressão.

Justificativa: A umidade excessiva da pele, especialmente devido ao uso prolongado de fraldas e ao acúmulo de secreções naturais como fezes e urina, é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de úlceras de pressão. A umidade pode causar maceração da pele, tornando-a mais vulnerável a danos e, eventualmente, levando à formação de úlceras de pressão.

ANÁLISE DAS DEMAIS ALTERNATIVAS:

  • B. O fator mais importante para o desenvolvimento de úlcera de pressão é a compressão excessiva e prolongada sobre áreas do corpo. Estudos demonstram que, se uma pressão superficial igual ou duas vezes maior que a pressão capilar (15 mmHg) for aplicada por uma hora ininterrupta sobre a superfície corporal, será produzida isquemia tecidual local irreversível: Incorreta. Embora a compressão seja um fator importante, a afirmação de que a isquemia tecidual local irreversível ocorre após uma hora ininterrupta de pressão superficial não é totalmente precisa e depende de vários fatores, incluindo a saúde geral do tecido e a presença de outros fatores de risco.
  • C. Após um trauma raquimedular, inicialmente o paciente é submetido a um regime de decúbito dorsal com mudanças de decúbito para laterais, o que pode resultar em maior propensão à formação de úlceras de pressão em regiões isquiáticas, trocantéricas e sacral: Incorreta. Embora mudanças de decúbito sejam importantes, o regime inicial não necessariamente resulta em maior propensão à formação de úlceras de pressão nas regiões mencionadas, a menos que os cuidados de prevenção não sejam adequados.
  • D. O sítio mais comum de ocorrência de úlceras de pressão é a região sacral, área do corpo que sustenta a maior parte do peso, sendo, portanto, a que sofre maior pressão quando o indivíduo está na posição sentada: Incorreta. A região sacral é comum, mas a afirmação de que sofre maior pressão quando o indivíduo está na posição sentada não é precisa, pois em posição sentada, as tuberosidades isquiáticas suportam mais pressão.
  • E. Entre os fatores de risco para desenvolvimento de úlceras de pressão está a espasticidade. Pacientes com lesão cervical ou lesão torácica alta são menos acometidos de espasticidade que pacientes com lesões medulares lombares: Incorreta. Pacientes com lesões medulares cervicais ou torácicas altas frequentemente apresentam espasticidade significativa, mais do que aqueles com lesões lombares.

Pontos chave:

  • A umidade da pele é um fator de risco significativo para úlceras de pressão.
  • Prevenção inclui manter a pele seca e bem cuidada, especialmente em pacientes incontinentes.
  • A mudança frequente de decúbito e cuidados adequados são essenciais para prevenir úlceras de pressão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo