A propósito dos sentidos e dos sinais de pontuação empregad...
Leia o Texto I
A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta.
Tradicionalmente, ela é entendida como um estudo ou uma reflexão, científica ou filosófica, e eventualmente até teológica, sobre os costumes ou sobre as ações humanas. Mas também chamamos de ética a própria vida, quando conforme aos costumes considerados corretos. A ética pode ser o estudo das ações ou dos costumes, e pode ser a própria realização de um tipo de comportamento.
Enquanto uma reflexão científica, que tipo de ciência seria a ética? Tratando de normas de comportamentos, deveria chamar-se uma ciência normativa. Tratando de costumes, pareceria uma ciência descritiva. Ou seria uma ciência de tipo mais especulativo, que tratasse, por exemplo, da questão fundamental da liberdade?
Que outra ciência estuda a liberdade humana, enquanto tal, e em suas realizações práticas? Onde se situa o estudo que pergunta se existe a liberdade? E como ela deveria ser definida teoricamente, e como deveria ser vivida, praticamente? Ora, ligado ao problema da liberdade, aparece sempre o problema do bem e do mal, e o problema da consciência moral e da lei, e vários outros problemas deste tipo.
Didaticamente, costuma-se separar os problemas teóricos da ética em dois campos: num, os problemas gerais e fundamentais (como liberdade, consciência, bem, valor, lei e outros); e, no segundo, os problemas específicos, de aplicação concreta, como os problemas da ética profissional, da ética política, de ética sexual, de ética matrimonial, de bioética etc. É um procedimento didático ou acadêmico, pois na vida real eles não vêm assim separados.
VALLS, Á. L. M. O que é ética. São Paulo:
Brasiliense, 2005, p. 7-8 (com adaptações).
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B - A exclusão dos parênteses presentes no trecho manteria a adequação gramatical e as relações de sentido do texto.
Tema Central: A questão aborda o uso correto dos sinais de pontuação no último parágrafo do texto. Para resolvê-la, é necessário compreender a função de sinais de pontuação como dois pontos, parênteses, vírgulas e ponto e vírgula, além de entender seus efeitos sobre o sentido e a estrutura do texto.
Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa B está correta porque os parênteses no texto são usados para uma explicação acessória, ou seja, uma informação adicional que poderia ser retirada sem afetar a gramática ou o sentido principal do texto. A retirada dos parênteses apenas eliminaria essa marca de destaque acessório, mas a frase ainda seria compreensível e gramaticalmente correta.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - A afirmação de que os dois pontos introduzem uma explicação para a palavra “problemas” está incorreta. Na verdade, os dois pontos introduzem uma enumeração dos problemas divididos em dois campos.
C - As vírgulas no trecho “[...] específicos, de aplicação concreta, como[...]” não isolam uma expressão de valor condicional. Elas servem para isolar uma oração explicativa que detalha o tipo de problemas, não uma condição.
D - O ponto e vírgula não poderia ser substituído por dois pontos sem prejuízo à correção do texto. O ponto e vírgula está sendo usado para separar dois grupos de problemas, enquanto os dois pontos teriam um papel diferente, como introduzir uma lista ou explicação.
Estratégia de Resolução: Ao enfrentar questões de pontuação, é importante observar onde cada sinal está localizado e qual a função específica que desempenha na estrutura e no sentido do texto. Analisar o contexto e a estrutura pode ajudar a determinar a adequação ou necessidade de cada sinal.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
LETRA B
A) ERRADA >> O uso do : é para explicar "dois campos" e não "problemas".
Didaticamente, costuma-se separar os problemas teóricos da ética em dois campos : num, os problemas gerais e fundamentais (como liberdade, consciência, bem, valor, lei e outros); e, no segundo, os problemas específicos, de aplicação concreta, como os problemas da ética profissional, da ética política, de ética sexual, de ética matrimonial, de bioética etc. É um procedimento didático ou acadêmico, pois na vida real eles não vêm assim separados.
Sobre a alternativa B, o correto não seria inserir vírgula, caso houvesse retirada dos parênteses ? Pois, o ''como'' é uma expressão exemplificativa, sendo a vírgula obrigatória.
A propósito dos sentidos e dos sinais de pontuação empregados no último parágrafo do texto, é CORRETO afirmar que:
A) O sinal de dois pontos logo após a palavra “campos” introduz uma explicação para a palavra “problemas”.
ERRADA. O sinal de dois pontos após a palavra "campos" vai desenvolver os termos "dois campos". Não há que se falar em explicação da palavra "problemas" após os dois pontos.
B) A exclusão dos parênteses presentes no trecho manteria a adequação gramatical e as relações de sentido do texto.
CERTA.
[Veja o trecho sem os parênteses]
Didaticamente, costuma-se separar os problemas teóricos da ética em dois campos: num, os problemas gerais e fundamentais como liberdade, consciência, bem, valor, lei e outros; e, no segundo, os problemas específicos, de aplicação concreta, como os problemas da ética profissional, da ética política, de ética sexual, de ética matrimonial, de bioética etc. É um procedimento didático ou acadêmico, pois na vida real eles não vêm assim separados.
Portanto, afirmativa correta, tendo em vista que se manteria a adequação gramatical e as relações de sentido do texto.
C) As vírgulas presentes em “[...] específicos, de aplicação concreta, como[...]” isolam uma expressão de valor condicional.
ERRADA. Não há no trecho ideia ou qualquer termo que remeta a noção de valor condicional. Basta ler.
D) O sinal de ponto e vírgula empregado poderia ser substituído por dois pontos sem prejuízo para a correção do texto.
ERRADA. O ponto e vírgula foi empregado para separar blocos de orações de sentidos opostos. A substituição pelo dois-pontos ocasionaria erro, tendo em vista que os dois-pontos não se prestam para tal caso.
@juniortelesoficial
Gabarito estranho hein kkkk, caso retirasse os parentes teria que ser substituído por virgulas não?
Gabarito absurdo. Não dá pra deixar sem vírgula.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo