A icterícia é considerada a pigmentação amarelada de regiões...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2169837 Veterinária
A icterícia é considerada a pigmentação amarelada de regiões corpóreas como esclera, pele e mucosas. É uma manifestação presente em variadas doenças e pode ser classificada como icterícia pré–hepática, hepática ou pós–hepática. A doença é observada em várias espécies de animais domésticos e selvagens e cada tipo pode estar associado a doenças distintas como processos hemolíticos, doenças hepatocelulares e obstruções de fluxo biliar, entre outros. A coloração amarelada origina–se do excesso de bilirrubina que é obtida durante o processo de metabolização da: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

A alternativa correta é a E - Hemoglobina.

A questão aborda a icterícia, que é uma condição caracterizada pela coloração amarelada da pele, esclera e mucosas. Isso ocorre devido ao acúmulo de bilirrubina no organismo. A bilirrubina é um pigmento resultante do metabolismo da hemoglobina, a proteína encontrada nos glóbulos vermelhos do sangue, responsável pelo transporte de oxigênio.

Vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:

  • A - Creatina: A creatina é uma substância envolvida no armazenamento e liberação de energia, especialmente em células musculares. Ela não está relacionada com o processo de metabolização da hemoglobina ou da bilirrubina.
  • B - Actina: Actina é uma proteína estrutural encontrada nos filamentos do citoplasma das células musculares. É importante para a contração muscular, mas não tem relação com a formação da bilirrubina.
  • C - Ureia: Ureia é um composto resultante do metabolismo de proteínas, excretada pelos rins na urina. Não está relacionada ao metabolismo da hemoglobina.
  • D - Tropomiosina: Tropomiosina é uma proteína que regula as interações entre actina e miosina na contração muscular. Assim como as outras proteínas musculares mencionadas, não está envolvida no processo de formação da bilirrubina.

Portanto, a única substância que, ao ser metabolizada, leva à formação de bilirrubina é a hemoglobina, tornando a alternativa E a correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A maior parte da bilirrubina no plasma deriva da degradação dos eritrócitos velhos pelo sistema retículo-endotelial (mononuclear-fagocitário), especialmente no baço.

A bilirrubina restante provém da degradação da mioglobina, dos citocromos e de eritrócitos imaturos na medula óssea.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo