Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas ...
O aplauso de pé, por Ruy Castro
Glenda Jackson, a atriz britânica, acaba de estrear com “Rei Lear” na Broadway. Ela é danada. Nos anos 90, trocou sua carreira no cinema e no teatro por uma cadeira no Parlamento, candidatou-se a prefeita de Londres pelos trabalhistas e foi cogitada para o cargo de ________. Voltou ao palco e, ________ tempos, foi homenageada numa cerimônia em que estavam presentes diversas categorias de cabeças coroadas. Quando seu nome foi anunciado e ela surgiu no palco, a ________ a aplaudiu de pé por longos minutos. Glenda esperou os aplausos silenciarem, sorriu e disse: “Em Londres, não aplaudimos de pé”.
Aplausos, tudo bem – ela diria –, mas ________ de pé? Representar direito o papel é a obrigação do ator. O aplauso sentado é mais que suficiente.
Sempre foi assim. Ao surgir no cinema, com filmes como “Delírios de Amor” (1969) e “Mulheres Apaixonadas” (1971), de Ken Russell, e “Domingo Maldito” (1971), de John Schlesinger, foi como se viesse de um planeta mais adulto que o nosso. De saída, ganhou dois Oscars – que aceitou, mas não foi receber. E, embora fosse filha de um pedreiro e de uma faxineira, nunca escolheu seus ________ pelo que lhe renderiam em dinheiro, mas pelo que exigiriam dela como atriz. Aliás, o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes. O teatro, sim.
Se fosse uma atriz brasileira de teatro, Glenda Jackson teria de repetir todas as noites sua advertência sobre aplaudir de pé. No Brasil, assim que qualquer espetáculo termina, todos se levantam e, tenham gostado ou não, começam a bater palmas. Se já se começa pelo aplauso de pé, o que será preciso fazer quando tivermos realmente gostado de um espetáculo?
Neste momento, haverá outra atriz no mundo disposta a encarar o papel de Rei Lear? É uma peça de três horas e meia e serão oito récitas por semana. Glenda está com 82 anos. Isto, sim, é caso para aplaudir de pé.
(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2019/04/o-aplauso-de-pe.shtml)
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Comentários
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GABARITO: A
1) foi cogitada para o cargo de PRIMEIRA-MINISTRA. --->Os compostos formados por um adjetivo (primeira) e um nome (ministra) são hifenizados.
2) Voltou ao palco e, HÁ tempos → há tempo (tempo decorrido, tempo passado)
3) a PLATEIA a aplaudiu de pé por longos minutos. ---> plateia ---> os ditongos abertos "ei", "oi" em palavras paroxítonas perderam o acento → jiboia, ideia, geleia, plateia, boia.
4) mas POR QUE de pé? → "por que" equivale a "por qual motivo".
5) escolheu seus PAPÉIS pelo → aqui temos uma oxítona terminada em ditongo e as oxítonas terminadas em ditongos continuam sendo acentuadas.
Força, guerreiros(as)!!☻
Eliminar-se-iam três sem voltar ao texto. Plateia, papéis, primeira-ministra.
COMPOSTOS FORMADOS POR ADJETIVOS LEVAM HÍFEN, SABENDO ISSO JÁ DA PARA ELIMINAR AS LETRAS B e E.
CASO HAJA DÚVIDAS NOS OUTROS COMPLEMENTOS, VAMOS OLHAR PARA A PALAVRA PAPÉIS, OXÍTONAS TERMINADAS EM DITONGO SÃO ACENTUADAS.. DIFERENTEMENTE DAS PAROXÍTONAS... CHEGANDO AO GABARITO DA LETRA A
#PMBA2019
FORÇA GUERREIROS
Dá para resolver sem nem voltar ao texto:
Primeira-ministra: usa-se hífen nas palavras compostas em que os elementos formam uma unidade significativa;
Há: indicando tempo decorrido (nesse precisaria voltar para entender o contexto);
plateia: perdeu-se o acento os ditongos abertos -éi, ói, éu- em posição paroxítona;
por que: indicando causa/motivo - por qual motivo/pelo qual (tb precisaria voltar ao texo);
papéis: continuam acentuados as oxítonas terminadas em ditongo aberto -éi, ói, éu-
GAB: A
1) PRIMEIRA-MINISTRA > Os compostos formados por um adjetivo (primeira) + nome (ministra) são hifenizados.
2) HÁ tempos > "há" é utilizado para tempo decorrido.
3) PLATEIA > os ditongos abertos "ei", "oi" em palavras paroxítonas perderam o acento, ex: jiboia, bocaiuva.
4) POR QUE > "por que" equivale a "por qual motivo".
5) PAPÉIS> Oxítona terminada em ditongo são acentuadas;
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