Em relação ao texto, julgue os itens a seguir. I Em “não se...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2252624 Português

                                       

Em relação ao texto, julgue os itens a seguir.
I Em “não se pode dizer” (l.5-6), o pronome “se” indica voz verbal reflexiva. II A forma verbal “causaram” (l.11) está no plural para concordar com “400 milhões de litros de lama” (l.7-8). III A substituição do sinal de travessão após “imediatos” (l.14) por sinal de dois-pontos mantém a correção gramatical do período. IV O termo “reincidência” (l.19) está sendo empregado com o sentido de negligência. V O emprego do sinal indicativo de crase em “à mineradora” (l.20) justifica-se pela regência de “custar” (l.19) e pela presença do artigo definido feminino singular antes de “mineradora” .
A quantidade de itens certos é igual a
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra c)

I - Em “não se pode dizer” (l.5-6), o pronome “se” indica voz verbal reflexiva.

Comentário: Errado. O pronome "se" nesse contexto não indica voz reflexiva, mas sim voz passiva. O correto seria: "não pode ser dito."

II - A forma verbal “causaram” (l.11) está no plural para concordar com “400 milhões de litros de lama” (l.7-8).

Comentário: Correto. A forma verbal "causaram" está no plural para concordar com o sujeito "400 milhões de litros de lama."

III - A substituição do sinal de travessão após “imediatos” (l.14) por sinal de dois-pontos mantém a correção gramatical do período.

Comentário: Correto. A substituição do travessão por dois-pontos mantém a correção gramatical da frase, pois ambos podem ser usados para introduzir explicações ou enumerações.

IV - O termo “reincidência” (l.19) está sendo empregado com o sentido de negligência.

Comentário: Errado. "Reincidência" não significa negligência. Significa a repetição de um ato ou comportamento, geralmente relacionado a práticas criminais.

V - O emprego do sinal indicativo de crase em “à mineradora” (l.20) justifica-se pela regência de “custar” (l.19) e pela presença do artigo definido feminino singular antes de “mineradora”.

Comentário: Correto. O uso da crase está correto, pois "à mineradora" indica a quem está custando, e a combinação "a + a" resulta na crase diante do artigo feminino singular "a."

Portanto, a quantidade de itens corretos é igual a 3.

O mesmo não se pode dizer da catástrofe provocada pela Mineração Rio...

Não se pode dizer o mesmo da catástrofe provocada pela Mineração Rio...

O mesmo da catástrofe provocada pela Mineração Rio não pode ser dito.

Rapaz, essa da ''reincidência'' foi babado.

Fé no Pai que a Cespe cai!

O enunciado diz: "em relação ao texto..." Portanto, aqui, entendo se tratar de uma questão de recorrência e não inferência. Logo, temos que nos ater ao que a palavra "reincidência" realmente significa no texto, que é o significado do dicionário mesmo, ou seja, repetição de um evento já ocorrido. Até se poderia deduzir que se trata de uma negligência da mineradora, uma vez que o fato se repete, mas a questão aqui não demanda dedução. Bom, vai aqui minha humilde opinião.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo