Em sistemas distribuídos, clusterização é o nome que se dá a...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (12)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para entender o tópico de clusterização em sistemas distribuídos e os procedimentos associados a ele, é importante familiarizar-se com alguns termos-chave e processos.
O conceito de clusterização refere-se à prática de conectar múltiplas máquinas ou servidores para que operem conjuntamente, como se fossem um único sistema robusto. O propósito dessa estratégia é ampliar a disponibilidade, desempenho e capacidade total do sistema.
Failover é o procedimento automático no qual as operações de uma máquina que encontrou uma falha são transferidas para outra máquina no cluster, assegurando, assim, a continuidade na disponibilidade dos serviços.
Por outro lado, failback é o processo de restabelecimento das operações para a máquina original, após a solução dos problemas que causaram a falha, sendo o inverso do failover.
Enfocando a alternativa correta e esclarecendo o porquê de sua correção:
Alternativa C: "Dependendo do tipo de serviço, executar um failover pode resultar na interrupção das transações em andamento, levando à perda das mesmas. Nessas situações, é necessário reiniciá-las após a conclusão do processo."
Este enunciado é exato porque, em uma situação de failover, o serviço precisa ser movido de uma máquina para outra, o que, em alguns casos, pode levar à perda de transações ativas, exigindo o seu reinício após a estabilização do serviço em uma nova máquina. Isso ocorre pois nem todos os sistemas são capazes de preservar o estado das transações de forma que possam ser continuadas sem interrupções em um novo ambiente.
Os demais itens da questão apresentam equívocos comuns, como a confusão entre os conceitos de failover e failback, ou expectativas erradas sobre o processo de failover ser sempre isento de perdas.
Portanto, a resposta correta e final para esta questão é a Alternativa C.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O failover pode ser automático ou manual, sendo o automático o que normalmente se espera de uma solução de Alta Disponibilidade. Ainda assim, algumas aplicações não críticas podem suportar um tempo maior até a recuperação do serviço, e portanto podem utilizar failover manual[1]. Além do tempo entre a falha e a sua detecção, existe também o tempo entre a detecção e o reestabelecimento do serviço. Grandes bancos de dados, por exemplo, podem exigir um considerável período de tempo até que indexem suas tabelas, e durante este tempo o serviço ainda estará indisponível.
Para se executar o failover de um serviço, é necessário que as duas máquinas envolvidas possuam recursos equivalentes. Um recurso pode ser uma placa de rede, um disco rígido, ainda mais importante, os dados neste disco, e todo e qualquer elemento necessário à prestação de um determinado serviço. É vital que uma solução de Alta Disponibilidade mantenha recursos redundantes com o mesmo estado, de forma que o serviço possa ser retomado sem perdas.
failover - mudar para outro local
failback - retornar
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo