Baseado no diagnóstico mais provável do caso clínico, julgue...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2684923 Medicina

Caso clínico para as questões 52 e 53

Mulher, 22 anos, chega ao pronto socorro neurológico acompanhada de familiares. Refere perda de visão bilateral com início há 5 horas. Os exames realizados não revelaram qualquer anormalidade e a paciente foi considerada sadia. Após descartar qualquer patologia clínica (nãopsiquiátrica), foi solicitada uma avaliação psiquiátrica.


A paciente diz que não sabe por que ficou cega. Diz que a única coisa que ocorreu antes do episódio foi uma briga que teve com familiares. No exame do estado mental, a paciente apresenta-se vígil, orientada auto e alopsiquicamente, humor eutímico, sem alterações do juízo da realidade e sem alucinações. Paciente não parece muito preocupada com sua cegueira.

Baseado no diagnóstico mais provável do caso clínico, julgue os itens.


I - “Paciente não parece muito preocupada com sua cegueira” é um sintoma psicológico descrito como La Belle indifférence, que está frequentemente associado ao transtorno da paciente.

II - O transtorno da paciente pode estar associado a ganho primário, quando o paciente acumula vantagens e benefícios tangíveis como resultado de estar doente (p.ex.: dinheiro).

III - O transtorno da paciente pode estar associado a ganho secundário, quando o sintoma representa uma resolução simbólica de um conflito psicológico inconsciente, reduzindo a ansiedade e servindo para manter o conflito fora da consciência.


Marque a alternativa correta:

Alternativas