A triagem neonatal a partir da matriz biológica, “teste do p...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa B é a incorreta.
Vamos entender o porquê e analisar as outras alternativas:
A - Recomenda-se que o período ideal de coleta da primeira amostra esteja compreendido entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê devido às especificidades das doenças diagnosticadas atualmente.
Essa alternativa está correta. O "teste do pezinho" deve ser realizado preferencialmente entre o 3º e o 5º dia de vida do recém-nascido. Esse período é ideal para a detecção de doenças, pois a presença de metabólitos e outros marcadores é mais estável e representativa nesse intervalo.
B - Para a realização da coleta de sangue do recém-nascido (RN), o ideal é manter um jejum de 2 (duas) horas.
Essa é a alternativa incorreta. Não há recomendação para manter jejum de 2 horas para a coleta do "teste do pezinho". O teste pode ser realizado em recém-nascidos alimentados, já que o jejum não interfere nos resultados das doenças investigadas por este teste.
C - Coleta de amostras de gêmeos devem ser realizadas com a máxima atenção para que não haja troca na identificação das crianças nas respectivas amostras.
Essa alternativa está correta. A coleta de amostras de gêmeos deve ser feita com extremo cuidado para evitar a troca de amostras, garantindo a correta identificação de cada criança.
D - Crianças que não tenham realizado o “teste do pezinho” no período neonatal, devem ser avaliadas pelo serviço médico, para orientação e investigação diagnóstica específica, se necessário.
Essa alternativa está correta. Crianças que não realizaram o teste no período neonatal devem passar por avaliação médica para orientação e, se necessário, investigação diagnóstica específica.
E - Recém-nascidos pré-termo, de baixo peso ao nascer e gravemente enfermos devem ser triados, embora possam ser mais predispostos a resultados falsos positivos e falsos negativos, os quais serão reavaliados no seguimento.
Essa alternativa está correta. Recém-nascidos pré-termo, de baixo peso ou gravemente enfermos devem ser triados. É reconhecido que esses fatores podem influenciar os resultados, mas há protocolos de reavaliação para garantir a precisão diagnóstica.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
TESTE DO PEZINHO:
Coleta: 3° ao 5º dia, deve ser considerado condição de exceção toda coleta após 28° dia, mesmo não recomendado.
Punção: face lateral do calcanhar
DOENÇAS: fenilcetonúria, HIPOtiroidismo, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita, deficiência de biotinidase, doenças falciformes e outras hemoglobinopatias, TOXOSOPLASMOSE.
A correto: Recomenda-se que o período ideal de coleta da primeira amostra
esteja compreendido entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê devido às especificidades das doenças diagnosticadas atualmente
B errado
C correto: no caso de parto com nascimento de gêmeos, a identificação da amostra de cada uma das crianças será feita por meio da numeração
pela ordem de nascimento: I, II, III
D correto: Crianças que não tenham realizado o “teste do pezinho” no período neonatal, devem ser avaliadas pelo serviço médico, para orientação e investigação
diagnóstica específica, se necessário
E correto: Todos esses RN devem ser triados, embora possam ser mais predispostos a
resultados falsos positivos e falsos negativos, os quais serão reavaliados no seguimento.
Gabarito letra B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo