Paciente 72 anos, masculino, dislipidêmico, portador de insu...
Paciente 72 anos, masculino, dislipidêmico, portador de insuficiência cardíaca, chega à emergência com queixa de dor abdominal súbita em cólica no quadrante inferior esquerdo, distensão abdominal, relatando pequena evacuação com sangue.
Nega febre, calafrios. A colonoscopia mostrou edema e hemorragia de mucosa e submucosa a partir de 45cm da borda, estendendo-se por cerca de 10cm.
Assinale a opção que indica a melhor impressão diagnóstica para o caso descrito.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver esta questão, precisamos focar na avaliação do quadro clínico do paciente descrito no enunciado e correlacioná-lo com as características das condições listadas nas alternativas. O tema central é a identificação do tipo de colite a partir dos sintomas apresentados e os achados da colonoscopia.
A alternativa correta é C - Colite isquêmica.
Justificativa para a alternativa correta:
A colite isquêmica ocorre quando há redução do fluxo sanguíneo para uma parte do intestino grosso, levando a sintomas como dor abdominal súbita, cólica, distensão abdominal e sangramento retal. As características do paciente, como idade avançada, história de doença cardiovascular (insuficiência cardíaca e dislipidemia), e os achados de edema e hemorragia de mucosa e submucosa na colonoscopia, são típicos dessa condição. A localização e a extensão da lesão (45cm da borda anal, estendendo-se por 10cm) também são comuns na colite isquêmica.
Análise das alternativas incorretas:
A - Retocolite ulcerativa idiopática: Esta condição é uma forma de doença inflamatória intestinal que geralmente apresenta um padrão diferente, com um envolvimento mais contínuo do cólon, geralmente começando no reto e se estendendo proximalmente. Os sintomas mais comuns incluem diarreia crônica com sangue e muco, o que não se alinha completamente com o quadro descrito.
B - Colite bacteriana aguda: Normalmente associada a febre, diarreia aquosa, e sinais de infecção sistêmica. O paciente não apresenta febre ou calafrios, e a descrição da colonoscopia não corresponde a uma infecção bacteriana típica.
D - Colite eosinofílica: É uma condição rara, caracterizada pela presença de eosinófilos na mucosa do cólon. Geralmente está associada a alergias ou outras condições atópicas, o que não é mencionado no caso apresentado.
E - Colite membranosa: Também conhecida como colite pseudomembranosa, geralmente está relacionada ao uso de antibióticos e à infecção por Clostridium difficile. Não há indicação de uso recente de antibióticos ou outros fatores predisponentes no caso descrito.
Portanto, a melhor impressão diagnóstica, considerando todos os fatores clínicos e os achados de exames, é mesmo a colite isquêmica.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo