As doenças periodontais são caracterizadas pelas alterações ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2424428 Odontologia

As doenças periodontais são caracterizadas pelas alterações da cor e da textura da gengiva, por exemplo, rubor e edema, assim como o aumento da tendência a sangramento à sondagem na área do sulco gengival/bolsa. Além disso, os tecidos periodontais podem exibir resistência reduzida à sondagem, que é percebida como o aumento da profundidade à sondagem e/ou da recessão tecidual. As assertivas abaixo se referem ao exame periodontal, necessário para o correto diagnóstico e planejamento. Considere (V) para verdadeiro e (F) para falso.


( ) Os polimorfismos gênicos de citocinas podem modular a resposta do hospedeiro para o ataque bacteriano e influenciar a suscetibilidade para a periodontite e a periimplantite. As evidências atuais recomendam a triagem genética sistemática dos pacientes com doenças periodontais e dos candidatos para implantes.

( ) Para o efetivo planejamento do tratamento, a localização, a topografia e a extensão das lesões periodontais precisam ser reconhecidas em todas as partes da dentição. Portanto, é obrigatório examinarmos todos os locais de todos os dentes à procura de lesões periodontais. Isso, por sua vez, significa que os dentes monorradiculares têm que ser examinados, ao menos, em quatro locais e os dentes multirradiculares, ao menos, em seis locais.

( ) O sintoma de “sangramento à sondagem” no fundo do sulco/bolsa gengival é sinal característico da presença de infiltrado de células inflamatórias na crista óssea alveolar.

( ) Um edema inflamatório pode causar edema da gengiva livre resultando em deslocamento coronal da gengiva marginal sem uma migração simultânea do epitélio dentogengival em nível apical à junção cemento–esmalte (JCE). Em tal situação, a profundidade da bolsa excedendo 3 a 4 mm representa uma “pseudobolsa”.


A sequência correta, de cima para baixo, de preenchimento das lacunas, é:

Alternativas