Os sistemas assimétricos normalmente demandam mais recursos ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q48430 Segurança da Informação
A respeito dos sistemas criptográficos, julgue os itens que se seguem.

Os sistemas assimétricos normalmente demandam mais recursos computacionais para cifração e decifração quando comparados aos sistemas simétricos.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - certo

Explicação:

A questão aborda a diferença de recursos computacionais exigidos por sistemas criptográficos simétricos e assimétricos, um tema fundamental em Criptografia.

Sistemas criptográficos simétricos utilizam a mesma chave para cifrar e decifrar mensagens, o que significa que ambos os processos são geralmente rápidos e demandam menos recursos computacionais. Exemplos de algoritmos simétricos incluem o AES (Advanced Encryption Standard) e o DES (Data Encryption Standard).

Por outro lado, sistemas criptográficos assimétricos utilizam um par de chaves - uma pública e uma privada. A cifração é feita com uma chave (pública) e a decifração com a outra (privada). Este tipo de sistema, exemplificado pelo RSA (Rivest-Shamir-Adleman) e o ECC (Elliptic Curve Cryptography), envolve operações matemáticas complexas, como a fatoração de grandes números primos ou operações com curvas elípticas, que são computacionalmente intensivas.

Portanto, a afirmação de que "Os sistemas assimétricos normalmente demandam mais recursos computacionais para cifração e decifração quando comparados aos sistemas simétricos" está correta.

Justificativa da alternativa correta (C):

A alternativa está correta porque realmente, em comparação aos sistemas simétricos, os sistemas assimétricos requerem mais recursos computacionais. Isso ocorre devido à complexidade das operações matemáticas envolvidas na criptografia assimétrica. Tais operações exigem mais tempo de processamento e memória, tornando esses sistemas menos eficientes em termos de desempenho.

Justificativa das alternativas incorretas (E):

Se a alternativa fosse "Errado", ela estaria incorreta, pois a afirmação está de acordo com a realidade dos sistemas criptográficos. Os sistemas assimétricos são conhecidos por sua maior demanda de recursos computacionais para as operações de cifração e decifração.

Espero que essa explicação tenha clareado sua compreensão sobre as diferenças entre criptografia simétrica e assimétrica e a razão pela qual a alternativa correta é "Certo". Se restarem dúvidas ou quiser aprofundar mais algum ponto, estou à disposição!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Chaves Simétricas É o tipo mais simples de criptografia, já que tanto o emissor quanto o receptor da mensagem possuem a mesma chave, ou seja, a mesma chave é usada tanto na codificação quanto na decodificação.
Para ser realizada, basta que o emissor, antes de enviar a mensagem criptografada, envie a chave privada que será utilizada para descriptografá-la.
Porém, a Chave Simétrica apresenta alguns problemas graves, tais como a necessidade da troca constante dessas chaves e a impossibilidade de serem usados com fins de autentificação (já que a transmissão da chave privada de um para o outro pode não ser segura e acabar caindo em outras mãos), apesar de seus algoritmos serem mais rápidos do que os algoritmos assimétricos
 

Chaves Assimétricas Diferentemente do método de Chave Simétrica, esse tipo utiliza 2 chaves, uma pública e uma privada. O sistema funciona da forma que alguém cria uma chave e envia essa chave à quem quiser mandar informações à ela, essa é a chamada chave pública. Com ela é feita a codificação da mensagem. Para decodificação será necessário utilizar uma outra chave que deve ser criada, a chave privada – que é secreta.
Esse esquema de chaves pública e privada atuando em conjunto funciona muito bem, principalmente quando queremos garantir a confiabilidade nos dados, já que somente o proprietário da chave privada será capaz de descriptografar a mensagem e vice-versa (nem mesmo o dono da chave pode descriptar a mensagem que ele encriptou, a não ser que ele possua a outra chave), ou seja, mesma que ela caia em “mãos erradas”, essa pessoa não será capaz de lê-la.  Chaves assimentricas demandam mais recursos computacionais do que a simétricas.

Item Certo.

Os algoritmos assimétricos são cerca de 60 a 70 vezes mais lentos que os algoritmos simétricos.

Fonte: Página 304, Segurança de Redes em Ambientes Cooperativos, Emilio Tissato Nakamura.

Basta comparar o número de bits.

Por exemplo:

  • Assimétrica = RSA (1024, 2048, 4096 bits)
  • Simétrica = AES (128, 195, 256 bits)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo