As emulsões são formas farmacêuticas obtidas pela dispersão ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2287326 Farmácia
As emulsões são formas farmacêuticas obtidas pela dispersão de duas fases liquidas imiscíveis, estabilizadas por emulsificantes. A classificação mais comum é emulsão óleo em água (O/A) e água em óleo (A/O).

Considerando os conceitos e o preparo de emulsões, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão aborda tópico de farmacotécnica, sobre emulsões.


Considerando os conceitos e o preparo de emulsões, solicita a afirmativa incorreta.


A) O EHL (Equilíbrio Hidrofílico-Lipofílico) é uma escala numérica que indica o balanço entre a afinidade da fase aquosa e da fase oleosa, auxiliando na seleção adequada dos tensoativos para obter uma emulsão estável e homogênea.

CORRETA. De fato, o Equilíbrio Hidrofílico-Lipofílico (EHL) é um método desenvolvido para classificar os emulgentes, ou tensoativos, com base em sua composição química, em que é atribuído, a cada tensoativo, um valor de EHL ou um número indicando sua polaridade. Embora os valores tenham sido estabelecidos até 40, a faixa usual situa-se entre 1 e 20. 


B) Tensoativos com alto EHL estabilizam emulsões tipo O/A, enquanto aqueles com baixo EHL estabilizam emulsões A/O

CORRETA. Materiais que são altamente polares ou hidrofílicos apresentam valores mais elevados do que aqueles menos polares e mais lipofílicos. Em geral, tensoativos com valores de EHL entre 3 e 6 (baixo EHL) são altamente lipofílicos e produzem emulsões A/O; e os com valores de EHL de cerca de 8 a 18 (alto EHL) resultam em emulsões O/A. Os emulgentes escolhidos são aqueles que apresentam valores de EHL iguais ou próximos aos da fase oleosa da emulsão pretendida. Quando necessário, dois ou mais emulgentes podem ser combinados para se obter o valor de EHL apropriado.  


C) As emulsões intravenosas são quase que exclusivamente do tipo A/O, enquanto as emulsões dermatológicas podem ser formuladas como emulsões O/A ou A/O.

INCORRETA. Em geral, na prática clínica, as emulsões intravenosas mais comuns são do tipo O/A (óleo em água). Isto porque, emulsões intravenosas do tipo A/O (água em óleo) trazem preocupações adicionais com a segurança do paciente, devido a maior possibilidade de formação de microgotículas que tem o potencial causar grave dano na circulação sanguínea, como eventos tromboembólicos. Portanto, esse é o gabarito da questão.


D) Adjuvantes como antioxidantes e conservantes são necessários no preparo de emulsões.

CORRETA. De fato, os adjuvantes, tais como antioxidantes e conservantes, são frequentemente necessários no preparo de emulsões, pois desempenham papéis importantes na estabilidade da emulsão. Antioxidantes são úteis na prevenção da oxidação de componentes sensíveis, como os componentes lipídicos, ao prevenir a formação de radicais livres e a degradação dos lipídios. E os conservantes são úteis para inibir o crescimento microbiano e garantir a segurança microbiológica da emulsão.


E) Emulsões são sistemas termodinamicamente instáveis, sendo necessário um considerável aporte de energia para obtê-las, geralmente energia mecânica e térmica.

CORRETA. De fato, as emulsões são sistemas termodinamicamente instáveis, devido à imiscibilidade intrínseca dos líquidos componentes (água e óleo), o que demanda um considerável aporte de energia para obtê-las, geralmente energia mecânica e térmica para obter a dispersão coloidal; além do uso de agentes emulsificantes para manter a estabilidade ao reduzir a tensão superficial entre as fases líquidas e prevenir a coalescência.


GABARITO DO PROFESSOR: C.

GABARITO DA BANCA: C.


REFERÊNCIA


ALLEN JR, LV; POPOVICH, NG; ANSEL, HC. Formas Farmacêuticas e Sistemas de Liberação de Fármacos. Artmed, 9ed, 2013.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

intravenoso apenas solução

Existem emulsões injetáveis endovenosas, como é o caso do propofol. O erro da letra C é dizer que essas emulsões são quase que exclusivamente do tipo A/O. Para administração endovenosa, as emulsões precisam ser do tipo O/A.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo