No período “Desde que alcançou o topo das vendas gl...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
No enunciado, temos duas expressões que desempenham funções sintáticas distintas. A expressão "das vendas globais" modifica o substantivo "topo" e, por isso, é classificada como adjunto adnominal. Isso ocorre porque ela indica uma característica do "topo", qualificando-o em relação a quais vendas ele pertence.
Já a expressão "de defeitos de fabricação" está ligada ao adjetivo "decorrentes", complementando seu sentido. Portanto, essa expressão é um complemento nominal, pois completa o sentido de um adjetivo, indicando a origem dos "recalls" mencionados na frase.
Para entender melhor, vamos diferenciar adjunto adnominal de complemento nominal:
- O adjunto adnominal relaciona-se diretamente com substantivos, podendo ser concreto ou abstrato, e tem a função de caracterizar, determinar ou quantificar o substantivo.
- O complemento nominal, por sua vez, associa-se a substantivos abstratos, adjetivos ou advérbios, completando o sentido destes e indicando uma relação passiva, ou seja, onde o termo referenciado recebe a ação.
Um exemplo para ilustrar a diferença pode ser visto nas frases:
"As críticas ao diretor eram infundadas." Aqui "ao diretor" refere-se ao substantivo abstrato "críticas", indicando a quem elas são dirigidas e, portanto, é um complemento nominal, pois o diretor está recebendo as críticas.
"As críticas do diretor eram infundadas." Neste caso, "do diretor" indica que o diretor é quem faz as críticas, agindo como agente da ação expressa pelo substantivo. Logo, é um adjunto adnominal.
Espero que essas explicações tenham sido esclarecedoras. Mantenha o foco e continue se dedicando aos estudos!
Gabarito: Letra A
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
poderiamos dizer;
"Desde que alcançou o topo , a Toyota registrou uma série de recalls decorrentes de defeitos de fabricação"
agora se tirarmos o complemento nominal, a frase fica inacabada..
"Desde que alcançou o topo das vendas globais , a Toyota registrou uma série de recalls decorrentes."
decorrentes de que??
Uma regra prática para distinguir essas duas categorias sintáticas é tentar transformar o termo relacionado ao nome em adjetivo ou oração adjetiva. Se for possível o emprego de uma dessas construções adjetivas, o termo selecionado será um adjunto adnominal. Do contrário, será um complemento nominal
EX:
O menino tinha uma fome de leão.
...[fome leonina = adjetivo]
...[fome que parecia ser de leão = oração adjetiva]
...[de leão: adjunto adnominal]
A leitura de jornais é aconselhável a um bom profissional.
...[de jornais: complemento nominal]
http://www.mundovestibular.com.br
“Desde que alcançou o topo das vendas globais, a Toyota registrou uma série de recalls decorrentes de defeitos de fabricação.”
das vendas globais refere-se ao substantivo concreto o topo, desta forma só pode ser adjunto adnominal, pois objeto indireto se refere a verbo e complemento nominal não se refere a substantivo concreto, como explicado abaixo.
de defeitos de fabricação refere-se ao adjetivo decorrentes, portanto só pode ser completo nominal, pois adjunto adnominal não se refere a adjetivos, apenas a substantivos
diferenças entre adjunto adnominal e complemento nominal:
1° o adjunto adnominal só se refere a substantivos ( tanto concretos como abstratos) o complemento nominal refere-se a substantivos ( somente abstratos), a adjetivos e a advébios. Como exemplo temos a própria questão.
2°O adjunto adnominal pratica a ação expressa pelo nome a que se refere. O complemento nominal recebe a ação expressa pelo nome a que se refere.
EX :As críticas ao diretor eram infundadas. veja que o termo ao diretor se refere ao substantivo abstrato as críticas, gerando um pouco de dúvidas, póis substantivo abstrato poder ser referente tanto para complemento como para adjunto adnominal. Por outro lado deve-se observar que as críticas são feitas ao diretor o diretor é termo passiente, sendo portanto complemento nominal.
EX: As críticas do diretor eram infundadas. veja que desta vez o é quem faz as críticas sendo o agente da ação. Temos nesse cas o adjunto adnominal.
Espero ter ajudado. Bons estudos a todos!
"Topo" é substantivo concreto, portanto não pode ser complemento nominal.
das vendas globais - 'das' indica posse, caracterizando vendas como ADJUNTO ADNOMINAL.
decorrentes de defeitos de fabricação.- de preposição exigida por decorrentes- quem é decorrente, é decorrente DE alguma coisa. NOM. COMPLM
muito muito confuso. ñ vejo TOPO como substantivo concentro. =S
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo