O silogismo é uma forma de raciocínio dedutivo. Na sua forma...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q13804 Raciocínio Lógico
O silogismo é uma forma de raciocínio dedutivo. Na sua forma padronizada, é constituído por três proposições: as duas primeiras denominam-se premissas e a terceira, conclusão.
As premissas são juízos que precedem a conclusão.
Em um silogismo, a conclusão é conseqüência necessária das premissas. Assinale a alternativa que corresponde a um silogismo.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a conclsão é necessaria e tambem nao pode haver duvida alguma:por exemplo:afirmativa a)premissa 1: Marcelo é matematico premissa 2: Alguns matematicos gostam de fisica comclusao: Marcelo gosta de fisicabem nesse caso a conclusao nos deixa uma margen de duvida, pois marcelo pode ou nao gostar de fisica.na afirmativa e) premissa 1: Mario gosta de fisica premissa 2: Nenhum matematico gosta de fisica conclusao: Mario nao é matematicoaqui nao ha duvida alguma, pois se NENHUM matematico gosta de fisica, mario nao esta incluido nesse nenhum, segundo a premissa 1 mario gosta de fisica ai fica facil entender que mario nao é matematico.
Alguém poderia me explicar por que não poderia ser  também a letra D como correta?

Obrigado.
Fiquei na dúvida entre D e E. por que ñ a D?
Segue uma resolução através de conjuntos para facilitar o entendimento.


Resolução
Imagem 016.jpg

Letra D - Todos os matemáticos gostam de física, ok.. Mas não significa que todas as demais profissões não gostem. Logo, Mário não necessariamente precisa ser matemático para gostar de física.
Bem diferente da letra E (correta), que exclui TODOS os matemáticos de gostar de física. Assim, se Mário gosta, ele não é matemático.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo