Quanto à dinâmica da industrialização brasileira, julgue (C ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2005 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Instituto Rio Branco
Q1199461 Geografia
Quanto à dinâmica da industrialização brasileira, julgue (C ou E) o item subseqüente.
Os estados que mais se destacaram na acumulação industrial na década de 60 do século XX foram Rio de Janeiro e São Paulo; os produtos eram daí exportados para a região Sul e para o eixo Norte-Nordeste.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa E (errado) é a correta.

Vamos entender melhor por que essa alternativa está correta:

A questão aborda a dinâmica da industrialização brasileira na década de 60 do século XX. Durante esse período, o processo de industrialização no Brasil estava fortemente concentrado em alguns estados específicos. É importante recordar que, nessa época, a industrialização brasileira era caracterizada por uma forte concentração regional.

Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro realmente foram os que mais se destacaram na acumulação industrial. São Paulo, em particular, se tornou o maior polo industrial do país, beneficiado por uma série de fatores como a proximidade com o porto de Santos, a presença de mão de obra qualificada, a infraestrutura adequada e o mercado consumidor crescente.

No entanto, a afirmação de que "os produtos eram daí exportados para a região Sul e para o eixo Norte-Nordeste" está incorreta. Ainda que os produtos manufaturados em São Paulo e Rio de Janeiro fossem, de fato, distribuídos para outras regiões do Brasil, a industrialização no Sul (especialmente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) também apresentou um crescimento significativo durante essa mesma época. Esses estados começaram a desenvolver suas próprias indústrias, em especial nos setores alimentício, metalúrgico e têxtil.

Além disso, é importante notar que a industrialização no eixo Norte-Nordeste não estava em um estágio de desenvolvimento industrial comparável ao Sudeste ou ao Sul durante a década de 60. Essas regiões ainda eram predominantemente agrícolas e só passaram a ter um crescimento industrial mais expressivo nas décadas seguintes, especialmente a partir das políticas de desconcentração industrial e de incentivos fiscais do governo federal.

Portanto, dizer que os produtos eram exportados principalmente para o Sul e o eixo Norte-Nordeste é uma afirmação exagerada e não reflete com precisão o quadro da industrialização brasileira da década de 60. Isso torna a alternativa "E" (errado) a resposta correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Na verdade o destaque para essa década foi para a região do Distrito Federal, em virtude da construção de Brasília pelo projeto de Lúcio Costa, arquitetado por Oscar Niemeyer no governo de JK que teve como a temática: 50 anos em 05.  O que torna a afirmativa da questão errada.

Quanto à dinâmica da industrialização brasileira, julgue (C ou E) o item subseqüente.

 

Os estados que mais se destacaram na acumulação industrial na década de 60 do século XX foram Rio de Janeiro e São Paulo; os produtos eram daí exportados para a região Sul e para o eixo Norte-Nordeste.

De fato, os estados que mais se destacaram na acumulação industrial na década de 60 do século XX foram Rio de Janeiro e São Paulo. Porém, os produtos eram daí exportados para o mercado externo.

 

Portanto, item ERRADO.

TECCONCURSOS

enunciado desconsidera que em 1960s SP fazia parte da região Sul, a categoria Sudeste deu-se somente em 1969 (IV Anuário Estatístico IBGE, sendo o III Anuário de 1942, II de 1936 e I em 1932. N.B IBGE criado 1936, I precede o órgão). Na década de 1960, RJ apresentou declínio econômico em relação ao Centro-Oeste, em razão da construção de Brasília.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo