Uma redação alternativa para um segmento do texto, em que se...
Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.
Os azulejos de São Luís compõem um dos patrimônios culturais mais belos da cidade. Eles são encontrados nas fachadas das casas antigas, bem como foram e ainda são utilizados em igrejas e na decoração interna de casarões.
Foi no século XVIII, período colonial, que os azulejos lusitanos começaram a chegar à capital maranhense, em um contexto de crescimento urbano, para enriquecer a estética das casas e dos prédios comerciais.
O Museu Histórico e Artístico do Maranhão (Museu de Artes Visuais) contém o maior acervo de azulejos em exposição. Todos são provenientes de doações. Lá é possível confirmar com historiadores que o patrimônio azulejar maranhense é em sua maior parte proveniente de Portugal, mas também possui influência da França.
Os portugueses se dedicaram à produção de azulejos, utilizando técnicas diferenciadas e trabalho manual. Eles também trabalharam em prol de uma construção visual, de forma que um painel com o mesmo azulejo colocado em determinadas posições possa ser visto de várias formas.
Portugal fez de São Luís a mais lusitana das capitais brasileiras. Por isso, a cidade preserva o maior aglomerado urbano de azulejos dos séculos XVIII e XIX, em toda a América Latina. Eles assumem importância no contexto universal da criação artística, pela longevidade de seu uso, sem interrupção durante cinco séculos, resistindo a tempos chuvosos e amenizando o calor do verão, devido aos matizes de branco que refletem os raios solares.
Assim, essa cultura material ludovicense, respeitada mundialmente, evoca a identidade e a memória do povo maranhense.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: A
O maior acervo de azulejos em exposição − todos oriundos de doações − encontra-se no Museu Histórico e Artístico do Maranhão, onde se pode confirmar que a maior parte do patrimônio azulejar maranhense provém de Portugal, embora também possua influência francesa.
errei, pensei que a alternativa a) estivesse errada por causa do "...encontra-se no Museu Histórico e Artístico do Maranhão, onde se pode confirmar que a maior..." pra mim seria "onde pode-se confirmar que..." neste caso a palavra onde atraiu o se ?
Também não identifiquei o erro na letra c), alguma boa alma sabe explicar por favor? :)
Adailton Junior,
Durante o período colonial, no século XVIII, momento em que se dava um forte crescimento urbano no Maranhão, os azulejos lusitanos, começaram a chegar à capital maranhense.
O erro que eu encontrei foi separar o sujeito do verbo na oração grifada.
NA LETRA A
"ONDE" e pronome relativo, logo e caso de proclise
a) O maior acervo de azulejos em exposição − todos oriundos de doações − encontra-se no Museu Histórico e Artístico do Maranhão, onde se pode confirmar que a maior parte do patrimônio azulejar maranhense provém de Portugal, embora também possua influência francesa. - CORRETA
b) Um dos patrimônios culturais mais belos da cidade de São Luís é composto de seus azulejos, cujos se encontram não apenas nas fachadas das casas antigas, mas nas igrejas e nos interiores de casarõeS - ERRADA - O pronome foi utilizado de maneira incorreta. Nâo há relação de posse.
c) Durante o período colonial, no século XVIII, momento em que se dava um forte crescimento urbano no Maranhão, os azulejos lusitanos, começaram a chegar à capital maranhense. ERRADA -Os azulejos lusitanos começaram a ... Não se separa verbo do sujeito.
d) Uma vez que desenvolveram técnicas exclusivas, a partir também de trabalho artesanal, os portugueses se dedicaram à produção de azulejos, onde também buscou-se formas de construção visual na qual o mesmo azulejo, dependendo da posição em que está, assume formas diversas. - ERRADA -O pronome foi utilizado de maneira incorreta. Nâo há referência quanto a LUGAR.
e)Embora tenha havido forte influência de Portugal, São Luís tornou-se, a mais lusitana das capitais brasileiras, preservando o maior aglomerado urbano de azulejos, dos séculos XVIII e XIX, em toda a América Latina ERRADO - Ao incluir a vingula depois de "tornou-se" a frase perde a lógica,
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo