A propósito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto ...
A propósito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto CB3A1BBB, julgue o item subsequente.
A “estreita relação” (ℓ .5) entre o “vazamento” (ℓ .5) e a “espionagem” (ℓ .6) refere-se tanto ao objeto com que lidam seus agentes — informações sigilosas — quanto aos meios indevidos de que esses agentes se utilizam — para obter esse objeto, no caso da espionagem, e para torná-lo público, no caso do vazamento.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (93)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Certo
" Na legislação interna dos países, a espionagem costuma ser juridicamente entendida como a obtenção sub-reptícia e indevida de informação sigilosa do Estado. Esse tipo de conduta é criminalizada pela legislação de cada país. O mesmo se pode dizer do vazamento, que guarda estreita relação com a espionagem e que consiste na divulgação indevida de informações por quem tem o dever legal de sigilo."
Ou seja, a estreita relação do vazamento e da espionagem é o objeto a informação sigilosa, no primeiro caso obtida através da função que exerce e no segundo através da espionagem em si. E também há relação ao meio indevido que utiliza o objeto, no caso do vazamento tornando-o público, e por fim, no caso da espionagem, o meio que utiliza para ter acesso ao objeto.
Minha dúvida é:
O texto afirma que vazamento é a divulgação indevida de informações sigilosas. Já a questão afirma que vazamento é tornar pública as informações sigilosas. Vejo que existe uma grande diferença entre "divulgação indevida" e "tornar pública". O "tornar pública" é uma "divulgação indevida", mas o contrário não é verdadeiro. No mínimo uma extrapolação da questão.
Ricardo Moreira,
Concordo com você que "existe uma grande diferença entre 'divulgação indevida' e 'tornar pública' ". Mas acredito que não há extrapolação na questão pois ela já afirma que tanto a espionagem quanto o feito de "tornar público" o objeto serem MEIOS INDEVIDOS.
A “estreita relação” (ℓ .5) entre o “vazamento” (ℓ .5) e a “espionagem” (ℓ .6) refere-se tanto ao objeto com que lidam seus agentes — informações sigilosas — quanto aos MEIOS INDEVIDOS de que esses agentes se utilizam — para obter esse objeto, no caso da espionagem, e para torná-lo público, no caso do vazamento.
A principio, achei errada a afirmativa, pois entendi que estava afirmando que a obtenção do vazamento se dava por meios indevidos, o que é errado (L6) mas depois fui ler com calma e percebi que o papoco foi na estrutura da proposição da banca:
A “estreita relação” (ℓ .5) entre o “vazamento” (ℓ .5) e a “espionagem” (ℓ .6) refere-se
1. tanto ao objeto com que lidam seus agentes — informações sigilosas —
Aqui tudo certo, vejam a L3 com informações sigilogsas.
2. quanto aos meios indevidos de que esses agentes se utilizam — para obter esse objeto, no caso da espionagem, e para torná-lo público, no caso do vazamento.
Aqui também está correto, pois fala que existirão meios indevidos: (a) Espionagem - meio indevido de obtenção (b) Vazamento - meio indevido de vazamento
questão confusa da porra! (deixaria em branco na prova).
Segue comentário do professor do estratégia:
Esse item está bem estranho, com uma pontuação “acrobática”. Contudo, observando as ideias gerais, ele reproduz a seguinte divisão feita no texto: a espionagem é a obtenção indevida (por meios indevidos) das informações sigilosas. O vazamento é a publicação indevida dessas informações sigilosas (o “objeto” mencionado). Certo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo