A propósito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q873993 Português

A propósito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto CB3A1BBB, julgue o item subsequente.


O texto aponta que, embora haja consenso entre os países acerca da definição do que vem a ser espionagem, a criminalização dessa conduta não é universal, a exemplo do caso brasileiro, país onde o acusado de espionagem é sentenciado à morte apenas em situações extremas.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão pede a compreensão do texto, ou seja, a resposta será encontrada através das informações explícitas apresentadas no texto motivador.

Vamos separar o enunciado em partes para compreendê-lo melhor:

1ª questão: O texto aponta que, embora haja consenso entre os países acerca da definição do que vem a ser espionagem...

Ao analisar o primeiro parágrafo do texto, encontramos o seguinte trecho: Na legislação interna dos países, a espionagem costuma ser juridicamente entendida como a obtenção sub-reptícia e indevida de informação sigilosa do Estado.

O termo costuma ser não traz a ideia de totalidade, ou seja, de um consenso. É um termo incerto, pois algum dos países, em certo momento, pode entender a definição de espionagem através de outros conceitos. Portanto, a primeira parte do enunciado está errada.

2ª questão: a criminalização dessa conduta não é universal...

Voltando ao texto, há a seguinte constatação: Esse tipo de conduta é criminalizado pela legislação de cada país.

Dessa forma, a criminalização é um ato universal, pois todos os países criminalizam essa conduta. O que diferencia é o modo como cada país criminalizará tal atitude. Portanto, mais uma parte da assertiva que está incorreta.

3ª questão: a exemplo do caso brasileiro, país onde o acusado de espionagem é sentenciado à morte apenas em situações extremas.

No segundo parágrafo há a seguinte informação: A espionagem é um dos poucos crimes na legislação brasileira que podem, em tempo de guerra, levar à pena de morte...

O verbo podem traz a ideia de possibilidade. Já a questão traz um significado de certeza ao usar o verbo é. Portanto, o texto não afirma que o acusado será sentenciado à pena de morte. Dessa maneira, mais uma informação da assertiva que está incorreta.

Sendo assim, ao analisar as partes do enunciado, podemos perceber que não estão de acordo com as ideias identificadas no texto. Portanto, questão incorreta.

Gabarito do professor: Errado

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Errado

Ao meu ver a questão se encontra errada, pois houve extrapolação.

Em nenhuma parte do texto diz que há consenso entre os países acerca da definição do que vem a ser espionagem. 

" Na legislação interna dos países, a espionagem costuma ser juridicamente entendida como a obtenção sub-reptícia e indevida de informação sigilosa do Estado".

Nem precisa ir ao texto...

um acusado não pode ser sentenciado

Logo no introito do enunciado há uma informação equívoca, a saber: "O texto aponta que, embora haja consenso entre os países acerca da definição do que vem a ser espionagem [...]" É relevante sublinhar que o texto em momento nenhum menciona unanimidade no que se refere à definição, mas sim fala que "costuma ser entendida como obtenção [...]" Está bem claro que ambos os trechos colidem frontalmente.

 

Errado.

O textos se chocam, pois esse tipo de conduta é criminalizado de acordo com a legislação de cada país. E sempre cuidado com a palavra " APENAS "  ;)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo