A propósito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q873995 Português

A propósito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto CB3A1BBB, julgue o item subsequente.


O paralelismo sintático do último parágrafo do texto seria prejudicado se fosse inserido sinal indicativo de crase em “a cassação” (ℓ .17).

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Comentário meramente opinativo:

 

....sujeita a cassação de mandato e * suspensão de direitos políticos...

 

Como no espaço que está presente o asterisco trata-se de uma elipse - figura que serve pra evitar repetições - a preposição ''a'' foi omitida na construção da frase. Sendo assim, não se usa a crase antes da palavra cassação justamente para respeitar o PARALELISMO SINTÁTICO, que é uma sequência de estruturas sintáticas com mesmo valor.

 

RESUMINDO: Se não usou a preposição antes da palavra suspensão, também não será usada a crase antes da palavra cassação.

 

 

CERTO

Quem se sujeita, está sujeito (A - preposição) algo. " Sujeita a (preposição) cassação de mandato e (a - preposição eliptica) suspensão dos direitos políticos" A conjunção coordenada aditiva (e) é importante elemento a ser considerado num paralelismo sintático (repetição de estruturas sintáticas de mesmo valor, no caso em questão ( a coordenação). Como a preposição e o artigo foram omitidos na segunda parte da oração coordenada " suspensão dos direitos políticos" e " a" preposição, mantida apenas na primeira - " a cassação do mandato", o uso da crase em " à cassação do mandato" - implica em erro por desrespeitar o paralelismo sintático, portante, item inteiramente correto.

Uma reescritura possível poderia ser: " sujeita à cassação do mandato e à suspensão dos direitos políticos"

na verdade, como não houve a presença de artigo logo à frente da palavra suspenção de direitos politicos, segundo os ensinamentos do professor Aguinaldo Martino não será viável a colocação do sinal indicativo de crase no termo paralelo a cassação, porque no termo ao lado na temos artigo.

ex: prefiro guaraná a açaí

prefiro o guaraná à açaí ( respeitando a regra do paralelismo, pois quem entra em paralelismo é o artigo, preposição NÃO entra em paralelismo, mas caso queira repeti-la nada impede.

exemplos do próprio professor!! 

grande abraços!!

Gabarito: CERTO

 

O paralelismo sintático é um conceito que trata de um encadeamento ou de uma repetição de estruturas sintáticas semelhantes (termos ou orações), em uma sequência ou enumeração. No caso da questão, para ficar correto, teria que ter artigo nos dois termos:

 

Sujeita à cassação e (sujeita) à suspensão

 

...infração política sujeita à cassação de mandato e à suspensão de direitos políticos...

 

GRAVE ASSIM: "OU TODO MUNDO COM ARTIGO OU TODO MUNDO SEM ARTIGO"

Importa dizer que não pode haver sinalização do fenômeno crásico quando a expressão "sujeito a" não estiver determinada. Na circunstância aplicada no texto, há determinantes e o acento é justificável; contudo, para que se respeite o paralelismo deve ser aplicado em ambas aparições, isto é, em "à cassação do mandato e à suspensão de direitos políticos." Como a referência do enunciado é feita somente à "cassação do mandato", logo se constata o desrespeito ao paralelismo. 

 

Certo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo