No trecho: “a neurociência tem a desculpa perfeita para fech...
Dormir para lembrar
Tirar uma soneca após a aula pode ajudar a fixar na memória o conteúdo aprendido, diz pesquisa
brasileira.
Atire a primeira pedra quem nunca tirou uma soneca depois da aula. Mas ninguém precisa se sentir culpado: a neurociência tem a desculpa perfeita para fechar os olhos e descansar após um turno cansativo na escola ou na universidade. Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) concluíram que a tão valorizada soneca ajuda a consolidar as memórias do que se aprende em sala de aula. Trocando em miúdos, dormir depois da aula ajuda a reforçar o que foi aprendido e mantém a memória viva por mais tempo.
Os pesquisadores fizeram uma série de testes com 584 alunos de 10 a 15 anos de sete escolas da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Eles queriam avaliar o que estava sendo registrado na mente dos indivíduos em uma soneca logo após a aula. Para isso, dividiram as turmas em dois grupos – grupo soneca e grupo vigília – e, depois que o primeiro grupo tirava sonecas de 50 minutos a duas horas de duração, aplicaram testes com perguntas sobre o que havia sido exposto na classe, com temas que incluíam matemática, geografia e ciências.
Realizados em duas etapas com intervalo de cinco dias, os testes mostraram que o grupo soneca lembrava mais claramente do que foi visto nas aulas. “Concluímos que há um aumento de cerca de 10% na retenção da memória em crianças que cochilavam logo após a aula”, pontua Sidarta Ribeiro, neurocientista da UFRN e um dos autores do estudo, publicado na revista estrangeira Frontiers in Systems Neuroscience.
(Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2015/07/dormir-para-lembrar. Acesso em: 23 jul. 2016)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão proposta, que se trata de uma interpretação de texto, focando no sentido da palavra "desculpa" no contexto apresentado.
No trecho: “a neurociência tem a desculpa perfeita para fechar os olhos e descansar após um turno cansativo na escola ou na universidade.”, a palavra "desculpa" é usada em um sentido específico.
O contexto do texto explica que tirar uma soneca após as aulas é benéfico para a memória, segundo uma pesquisa científica. Portanto, a palavra "desculpa" nesse contexto não significa pedir perdão, mas sim uma justificativa ou razão para realizar essa ação.
Dessa forma, a alternativa correta é:
B - pretexto.
Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:
A - perdão. Esta opção está incorreta porque "perdão" está relacionado ao ato de desculpar-se por algo errado, não se trata de justificar um comportamento.
C - resposta. Esta alternativa está incorreta, pois "resposta" refere-se a uma solução ou reação a uma pergunta ou situação, o que não é o caso aqui.
D - instigação. Esta opção também está incorreta, porque "instigação" significa incitação ou provocação para realizar algo, o que não se aplica ao contexto de justificativa para um ato.
Em questões de interpretação de texto, é crucial entender o contexto e o sentido das palavras no todo, utilizando os elementos de coesão como pistas para a compreensão. Ao praticar, fique atento a palavras-chave e à intenção do autor.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Pretexto: Justificativa usada para esconder os reais motivos de alguma coisa: desculpa, subterfúgio, alegação, justificativa.
“a neurociência tem a desculpa perfeita para fechar os olhos e descansar após um turno cansativo na escola ou na universidade.”,
Gabarito: B
@thaisevangell
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo