Julgue o item subsequente, no que se refere ao controle parl...
Nos governos presidencialistas, o controle do Poder Legislativo sobre a administração pública tem efeito direto, podendo o Congresso Nacional anular atos administrativos ilegais.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (5)
- Comentários (15)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errado
É competência exclusiva do Congresso Nacional SUSTAR os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa (art. 49, V)
Portanto, o Legislativo susta o ato do executo e não ANULA. A quem compete ao poder judiciário em sua função atípica, exercendo controle externo. Isto é, o poder judiciário verifica exclusivamente a legalidade ou legitimidade dos atos administrativos.
GAB ERRADO.
Para anular atos do executivo, ou o próprio poder por meio de autotutela, ou através do poder judiciário por controle externo.
Constituem hipóteses de controle legislativo o poder do Congresso Nacional para sustar os atos normativos do Poder Executivo (NÃO ANULA, O CN "SUSTA), que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa e a fiscalização exercida pelo Congresso relativa à aplicação das subvenções e à renúncia de receitas por parte da administração pública.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo