As teorias da personalidade apresentam aspectos diferentes ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a alternativa B.
Vamos agora entender o porquê dessa alternativa ser a correta e as demais não.
Alternativa B: Para a psicanálise, as interações e os relacionamentos adultos são fortemente influenciados pelas principais experiências infantis.
A Psicanálise, fundada por Sigmund Freud, enfatiza que as primeiras experiências de vida, especialmente aquelas relacionadas aos relacionamentos com os pais e cuidadores, têm um impacto duradouro no desenvolvimento da personalidade. Freud acreditava que os padrões de apego e as interações sociais na infância formam a base para os relacionamentos na vida adulta. Portanto, essa afirmação está correta.
Alternativa A: O relacionamento social é visto como função do caráter do indivíduo que vê o mundo por meio do filtro de sua couraça, de acordo com a Psicologia Analítica.
Essa descrição não está alinhada com a Psicologia Analítica, desenvolvida por Carl Jung. Jung não utilizava o termo "couraça" para descrever a personalidade. Ao invés disso, ele falava sobre conceitos como a "sombra", "persona" e "anima/animus". A ideia de couraça está mais associada à psicoterapia corporal de Wilhelm Reich.
Alternativa C: Segundo a Gestalt, a interação social tem papel importante na formação das estruturas da personalidade: persona, sombra e anima ou animus.
A Gestalt-terapia concentra-se na percepção e no contato do indivíduo com o ambiente, mas não utiliza os termos "persona", "sombra" e "anima/animus". Esses conceitos pertencem à Psicologia Analítica de Carl Jung. Portanto, essa alternativa está incorreta.
Alternativa D: O Behaviorismo radical considera o amor e a estima como necessidades básicas aos seres humanos.
O Behaviorismo radical, proposto por B.F. Skinner, foca na observação de comportamentos diretamente observáveis e nas contingências de reforço que os controlam. Skinner não se concentrava em emoções internas como o amor e a estima ao descrever necessidades humanas, mas sim em como os comportamentos são moldados por reforços externos.
Alternativa E: A Perspectiva centrada no cliente afirma que o comportamento de um indivíduo é continuamente modificado e modelado por outros indivíduos presentes em seu meio ambiente.
A Perspectiva centrada no cliente, desenvolvida por Carl Rogers, enfatiza a importância da autodeterminação e da autorrealização. Rogers acreditava que cada indivíduo tem um potencial inato de crescimento que pode ser facilitado por um ambiente terapêutico de aceitação, empatia e congruência, em vez de ser simplesmente moldado por outros indivíduos ao redor.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Lebra B- Para a psicanálise, as interações e os relacionamentos adultos são fortemente influenciados pelas principais experiências infantis.
a) Gestalt-Terapia
b) Correta
c) Psicologia Analítica
d) Abordagem Centrada na Pessoa
e) Behaviorismo
Na letra B não deveria ser "primeiras experiências"?
A letra D não é ACP, se trata da teoria de Maslow.
Couraça termo da teoria de Reich,, Sintomas adultos com histórico infantil - psicanalise freudiana. Anima, animus etc , termos da psicologia analítica junguiana. Amor e estima, Maslow, Perspectiva centrada no cliente , Carl roger, humanista
Gestalt, A Psicologia da Gestalt estuda as sensações de espaço forma e tempo forma- Max Wertheimer, Wolfgang Köhler e Kurt Koffka. . Skinner Behaviorismo radical - comportamento operante.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo