A tabela de temporalidade deve ser aplicada, periodicamente,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q90761 Arquivologia
Com base no código de classificação e na tabela de temporalidade,
julgue os itens seguintes.

A tabela de temporalidade deve ser aplicada, periodicamente, no arquivo permanente.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A tabela de temporalidade é uma ferramenta básica da gestão de documentos que tem por finalidade determinar os prazos de guarda dos documentos nas fases corrente e intermediária, bem como a sua destinação, que pode ser a eliminação ou a guarda permanente.

Em sendo instrumento da gestão de documentos, sua atuação se limita ao arquivo intermediário, pois somente lida com documentos de valor administrativo.

Ainda, considerando que os documentos da fase permanente devem ser guardados indefinidamente, não tem lógica determinar um prazo de guarda para eles.

Gabarito do professor: Errado

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

É o instrumento para gerenciar os documentos de arquivo que define prazos de guarda e a destinação de cada série documental,   conforme identificação dos valores dos documentos e de sua destinação. Servem para garantir que a informação necessária esteja disponível, sinalizando a destinação  dos documentos para que não sejam acumulados inutilmente.
A tabela de temporalidade é um instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e intermediários, ou recolhidos aos arquivos permanentes, estabelecendo critérios para microfilmagem e eliminação.
A 3ª idade (permanente-inativo) não utiliza a Tabela de Temporalidade para controlar o prazo de seus documentos, uma vez que ali os documentos são guardados de forma definitiva (permanente). A tabela é aplicada nos arquivos correntes e intermediários ( 1ª e 2ª  idade)

Tabela de temporalidade é o instrumento com o qual se determina o prazo de permanência de um documento em um arquivo e sua destinação após este prazo, pois existem documentos que devem ser guardados por mais tempo como os relacionados às áreas contábil, fiscal, financeira e pessoal. Ela é muito utilizada pelos órgãos públicos, é importante frisar que a eliminação de documentos de arquivos, devem obedecer às normas do CONARQ, em destaque os documentos produzidos por todos os órgãos integrantes do poder público.

Segundo Wadson Faria (2006, p. 35), a tabela de temporalidade documental (TTD) é o instrumento de gestão arquivística que determina:

  1. os prazos em que os documentos devem ser mantidos no arquivo corrente (setorial);
  2. quando devem ser transferidos ao arquivo intermediário (central);
  3. e por quanto tempo devem ali permanecer.

Além disso, a TTD estabelece critérios para a migração de suporte (microforma, digitalização etc.) e para a eliminação ou recolhimento dos documentos ao arquivo permanente.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabela_de_temporalidade

Pessoal ao responder as perguntas procure colocar primeiro o gabarito e depois comentar.

Gabarito ERRADO.

A Tabela de Temporalidade uma vez criada deverá ser aprovada pela autoridade competente do órgão, para que possa ser aplicada na instituição, nessa tabela é determinado o prazo de guarda em cada fase (corrente e intermediário), caso venham passa por todas tendo em visa que o documento pode passar do arquivo corrente para a eliminação ou da fase corrente para a guarda permanente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo