O catálogo denominado Padrões GoF (‘Gang of Four’) define s...
O catálogo denominado Padrões GoF (‘Gang of Four’) define soluções reutilizáveis para problemas frequentes em projetos de sistemas de software.
Essas soluções estão organizadas em três famílias conforme o propósito de cada solução.
Os padrões de projetos denominados Interpreter, Prototype e
Flyweight que fazem parte desse catálogo, pertencem,
respectivamente, às seguintes famílias:
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A alternativa correta é a A.
Vamos entender o contexto e o motivo pelo qual essa alternativa está correta:
Os Padrões de Projeto da Gang of Four (GoF) são uma coletânea de soluções reutilizáveis para problemas comuns que surgem no desenvolvimento de software. Esses padrões são divididos em três categorias principais, conforme o propósito de cada solução: Padrões Comportamentais, Padrões de Criação e Padrões Estruturais.
Padrões Comportamentais focam na comunicação entre objetos e na forma como eles interagem. Exemplos incluem Observer, Strategy e Interpreter.
Padrões de Criação tratam da criação de objetos de maneira controlada e eficiente. Exemplos incluem Factory Method, Abstract Factory e Prototype.
Padrões Estruturais lidam com a composição de classes e objetos para formar estruturas maiores. Exemplos incluem Adapter, Decorator e Flyweight.
Agora, analisemos cada padrão mencionado na questão:
Interpreter: Este é um padrão comportamental. Ele é usado para interpretar sentenças de uma linguagem, permitindo a tradução de um conjunto de instruções.
Prototype: Este é um padrão de criação. Ele permite a clonagem de objetos, criando novos objetos com base em uma instância já existente.
Flyweight: Este é um padrão estrutural. Ele economiza memória ao compartilhar o máximo possível de dados com outros objetos semelhantes.
Com base nessas informações, a combinação correta das categorias é: comportamental, de criação e estrutural, o que corresponde à alternativa A.
Vamos agora analisar as alternativas incorretas:
B: Errada - A alternativa sugere que Interpreter é estrutural, Prototype é comportamental e Flyweight é de criação, o que está incorreto.
C: Errada - Aqui, Interpreter é corretamente classificado como comportamental, mas Prototype e Flyweight são trocados, levando a uma categorização errada.
D: Errada - A alternativa inverte as categorias de Interpreter e Flyweight, e ainda troca Prototype para comportamental, o que está incorreto.
E: Errada - Esta alternativa sugere que Interpreter é de criação, Prototype é comportamental e Flyweight é estrutural, o que confunde as categorias.
Espero que a explicação tenha sido clara e ajude você a entender a lógica por trás da categorização dos padrões de projeto da GoF. Se tiver mais dúvidas, estarei aqui para ajudar!
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Padrões de Criação
– Factory Method
– Abstract Factory
– Builder
– Prototype
– Singleton
Padrões Estruturais
– Adapter
– Bridge
– Composiste
– Decorator
– Facade
– Flyweight
– Proxy
Padrões Comportamentais
– Interpreter
– Template Method
– Chain of Responsibility
– Command
– Iterator
– Mediator
– Memento
– Observer
– State
– Strategy
– Visitor
a-
criacional - abstract factory, factory method, prototype, singleton, builder
estrutural - adapter, bridge, composite, decorator, facade, flyweight, proxy
comportamento- o resto
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