Em um processo de negociação, quando há uma situação de impa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2369272 Administração Geral
Em um processo de negociação, quando há uma situação de impasse e as partes são incapazes de resolver suas diferenças por meio da negociação direta, pode-se optar pela utilização de uma terceira parte neutra, que facilite a busca por uma solução.

Esse processo é chamado de:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A - mediação.

Vamos entender o contexto da questão. No processo decisório, especialmente em negociações, é comum enfrentar situações de impasse onde as partes envolvidas não conseguem chegar a um acordo por meio da negociação direta. Nesse cenário, é necessário o auxílio de uma terceira parte neutra.

Esse terceiro atua como um facilitador, ajudando a buscar uma solução para o conflito. Vamos analisar as alternativas para compreender melhor:

Alternativa A - Mediação: A mediação é um processo onde uma terceira parte neutra, chamada de mediador, auxilia as partes a resolverem suas diferenças. O mediador não impõe uma decisão, mas facilita o diálogo e a busca por um acordo mutuamente aceitável. Esta alternativa está correta porque descreve exatamente a situação apresentada na questão.

Alternativa B - Arbitragem: Na arbitragem, um árbitro (ou um painel de árbitros) toma uma decisão vinculante para as partes. Diferente da mediação, na arbitragem, as partes aceitam previamente que a decisão do árbitro será definitiva. Embora seja uma alternativa válida para resolver conflitos, não é o caso descrito na questão.

Alternativa C - Consultoria: A consultoria envolve a contratação de um especialista para fornecer conselhos e soluções específicas para problemas organizacionais. Não se trata de intervir em um impasse de negociação, mas sim de oferecer orientação técnica ou estratégica.

Alternativa D - Negociação Integrativa: A negociação integrativa foca em encontrar soluções que beneficiem todas as partes envolvidas, promovendo um ganho mútuo. Embora seja uma técnica de negociação estratégica, não descreve o envolvimento de uma terceira parte neutra para resolver um impasse.

Alternativa E - Negociação Distributiva: A negociação distributiva é um processo competitivo onde as partes tentam maximizar seus ganhos individuais, muitas vezes às custas da outra parte. É o oposto da negociação integrativa e, novamente, não envolve a intervenção de uma terceira parte.

Portanto, a alternativa correta é a A - mediação, pois descreve precisamente o uso de uma terceira parte neutra para facilitar a resolução de impasses em negociações.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A Mediação é uma forma de solução de conflitos na qual uma terceira pessoa, neutra e imparcial, facilita o diálogo entre as partes, para que elas construam, com autonomia e solidariedade, a melhor solução para o conflito. Em regra, é utilizada em conflitos multidimensionais ou complexos.

Mediação: A Lei 13.140/2015 descreve em seu texto o conceito de mediação como sendo uma técnica de negociação na qual um terceiro, indicado ou aceito pelas partes, as ajuda a encontrar uma solução que atenda a ambos os lados.

O artigo 5º da mencionada Lei prevê que a mediação deve ser orientada pelos seguintes princípios: 1) imparcialidade do mediador; 2) igualdade entre as partes;3) oralidade; 4) informalidade; 5) vontade das partes; 6) busca do senso comum; 7) confidencialidade; 8) boa-fé.

Arbitragem: A arbitragem é regulada pela Lei 9.307/96 e depende de convenção das partes, em cláusula específica e expressa, para ser aplicada.

Quando as partes optam pela arbitragem, elas afastam a via judicial e permitem que um ou mais terceiros, os árbitros, que geralmente detém vasto conhecimento da matéria em questão, decidam o conflito.

Os árbitros atuam como juízes privados e suas decisões têm eficácia de sentença judicial e não pode ser objeto de recurso. 

Fonte: TJDFT

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo