No mês de setembro de 2024, o ministro Alexandre de Moraes,...
Acesso em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/ cwyed1zpxlwo (Adaptado)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (50)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
No contexto brasileiro de 2024, as tensões entre plataformas digitais e as autoridades nacionais estão em alta devido ao impacto da tecnologia na privacidade, na disseminação de informações e na governança digital. A determinação do ministro Alexandre de Moraes ao "X" (antigo Twitter) destaca a preocupação com a regularidade legal das operações da rede social no Brasil, incluindo a necessidade de uma representação jurídica local, algo essencial para cumprir as normas de regulação e controle.
Essa medida reflete a crescente atenção das autoridades em garantir que as plataformas digitais respeitem as legislações locais, especialmente em questões sensíveis como privacidade, combate à desinformação e coleta de dados. Ao estabelecer um prazo para a rede social regularizar sua atuação no Brasil, o STF sinaliza a prioridade de preservar o Estado de Direito no ambiente digital.
A) INCORRETO. Não se trata de uma questão de violação
de privacidade, mas de representação legal.
B) CORRETO. A determinação refere-se à ausência de representação legal
válida da rede social no país.
C) INCORRETO. A questão levantada não envolve o pagamento de impostos
federais.
D) INCORRETO. Apesar de conteúdos desinformativos serem uma preocupação,
não é o foco desta determinação.
Resposta: B
Gabarito do Professor: B
Referências Bibliográficas:
- STF. Ações sobre regulamentação de plataformas digitais no Brasil. Disponível em: https://www.stf.jus.br. Acesso em: 07 jan. 2025.
- BBC Brasil. Decisões judiciais sobre redes sociais em 2024. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese. Acesso em: 07 jan. 2025.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O acesso à rede social no Brasil foi bloqueado após a empresa desrespeitar , entre elas a indicação de um representante legal e a suspensão dos perfis de bolsonaristas que estariam disseminando, segundo Moraes, discursos extremistas e antidemocráticos.
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cwyed1zpxlwo
Então a resposta não seria a letra D?
O ministro , do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste sábado (20/9) prazo de cinco dias para que a comprove a regularidade da empresa no país para que a volte a funcionar no Brasil.
A ideia é que essas instituições esclareçam, entre outros aspectos, “a atual situação da representação legal do X no Brasil” e façam cálculos de “eventual multa a ser aplicada”.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cwyed1zpxlwo
- Após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o funcionamento da rede social X ESTA SUSPENSO NO BRASIL. A decisão foi tomada depois que a rede social descumpriu uma determinação anterior, que SOLICITAVA A INDICAÇÃO DE UM REPRESENTANTE LEGAL DA PLATAFORMA NO PAÍS. A suspensão da rede social foi mais um capítulo de uma série de embates entre o magistrado e o empresário Elon Musk. Essa é a segunda decisão de Moraes suspendendo uma plataforma no país. Em 2023, o magistrado chegou a ordenar o bloqueio do Telegram, aplicativo de troca de mensagens, mas retrocedeu após a empresa indicar um representante.
ORDEM DO QUASE DONO DO BRASIL!!!!
fonte: GLOBE
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo