Com relação à condição do paciente descrito na situação do ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A caixa craniana contém três componentes:
-parenquimatoso, formado por estruturas encefálicas;
-liquórico, constituído por líquor das cavidades ventriculares e espaço subaracnóideo;
-vascular, caracterizado pelo sangue circulante no encéfalo a cada momento 6.
A PIC é a pressão resultante da presença destes três componentes dentro da caixa craniana, usualmente conceituada como pressão liquórica . A distribuição e a circulação liquórica assemelham-se a um sistema de vasos comunicantes, distribuindo a pressão uniformemente através dos diversos compartimentos. A pressão varia conforme o local de medida e postura do paciente, que deve estar com a cabeceira elevada em trinta graus. Admite-se como PIC normal valores inferiores a 10mmHg e tolerável valores até 20mmHg .
Fonte: http://www.sobrati.com.br/trabalho16-julho-2004.htm
Portanto, incorretas, letras A e B.
Letra D está incorreta, pois é preciso que ocorra uma vasoconstrição a fim de que melhore o quadro do paciente, isso se comprova por causa da infusão de aminas vasoativas (ex. Dopamina).
Letra E, PIC de 40mmHg, situação extremamente incompativel.
provavelmente para diminuir PIC
Eu vi num artigo, que é necessário promover vasoconstricção moderada através da hiperventilação, mantendo a PaCO2 entre 23 e 35 mmHg, isso vai promover aumento da RESISTENCIA VASCULAR CEREBRAL e consequentemente uma diminuição do bombeamento de sangue para artérias menores, promovendo seu esvazeamento, e em decorrência diminuição apenas AGUDA da PIC, tipo usadas em casos de urgência onde a PIC ultrapassa os 18 mmHg, é uma das unicas condutas que o fisioterapeuta está habilitado a fazer, foi o que eu li.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo