Uma entidade de auditoria foi contratada pela empresa para ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2007 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2007 - CFC - Auditor Independente - 2º Exame |
Q1307667 Auditoria
Uma entidade de auditoria foi contratada pela empresa para a qual presta serviços de auditoria independente das Demonstrações Contábeis para proceder a uma revisão específica e detalhada nas contas a receber de clientes. Ocorrida essa revisão, constatou-se a necessidade de efetuar uma conciliação entre o registro auxiliar das contas a receber de clientes e os registros contábeis, em face de divergências significativas entre os saldos. A entidade auditada propôs ao auditor realizar essa conciliação e efetuar os ajustes considerados necessários. Qual, entre as alternativas abaixo, não poderia ser aceita pelo auditor independente sob pena de se caracterizar perda de independência?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é a independência do auditor ao realizar uma auditoria. A questão explora a prática de auditoria independente, destacando a importância de que o auditor não assuma responsabilidades que comprometam sua imparcialidade.

A alternativa correta é a C - conduzir o trabalho e, como resultado, ajustar os saldos contábeis.

A razão pela qual essa alternativa é a correta é que, ao ajustar diretamente os saldos contábeis, o auditor assume um papel que vai além de sua função de auditoria. O auditor deve avaliar as informações financeiras e propor ajustes, mas não deve realizar ajustes nos registros contábeis, pois isso comprometeria a independência e a objetividade do profissional.

Análise das alternativas incorretas:

A - Realizar o trabalho, todavia ficando restrito à identificação dos problemas e à indicação dos ajustes a serem efetivados pela administração do cliente. Esta alternativa está correta, pois o auditor mantém sua independência ao apenas identificar e recomendar ajustes, deixando a execução para a administração.

B - Realizar o trabalho de conciliação limitando-se à identificação dos fatores que motivaram o surgimento das diferenças apontadas. Esta alternativa também está correta, pois o auditor apenas identifica fatores sem realizar ajustes, respeitando sua função de auditoria.

D - Recomendar a contratação de um profissional externo para execução das conciliações e identificação dos ajustes necessários. Esta alternativa está correta, uma vez que o auditor mantém sua imparcialidade ao sugerir que terceiros realizem o trabalho, garantindo que ele mantenha sua posição independente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo