Assinale a alternativa que apresenta corretamente o legitima...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CF/88 - Art. 36. A decretação da intervenção dependerá:
III - de provimento, pelo Supremo Tribunal Federal, de representação do Procurador-Geral da República, na hipótese do art. 34, VII, e no caso de recusa à execução de lei federal.
Deus não colocaria um sonho tão grande no seu coração se você não fosse capaz de realizá-lo. Não desista .
GABARITO: D
CF/88 - Art. 36. A decretação da intervenção dependerá:
III - de provimento, pelo Supremo Tribunal Federal, de representação do Procurador-Geral da República, na hipótese do art. 34, VII, e no caso de recusa à execução de lei federal.
Existem duas hipóteses em que o PGR representa pela intervenção através da chamada 'ADI Interventiva', são elas: inexecução de lei federal e inobservância de princípios constitucionais denominados sensíveis.
O procedimento é simples: o PGR ajuizará uma representação interventiva (ou ADI interventiva) junto ao STF, que faz requisição ao PR, que decreta.
Porque o PR decreta? O art. 84, X, da CR/88, indica que a intervenção federal será sempre decretada pelo Presidente da República, sendo assim, a ordem judicial (provimento do STF) demandada terá a natureza de requisição, pois o Presidente terá a obrigação de decretar a intervenção, estando vinculado à decisão do STF.
Art. 36, III - de provimento, pelo Supremo Tribunal Federal, de representação do Procurador-Geral da República, na hipótese do art. 34, VII, e no caso de recusa à execução de lei federal
Art. 34, VII - assegurar a observância dos seguintes princípios constitucionais:
a) forma republicana, sistema representativo e regime democrático;
b) direitos da pessoa humana;
c) autonomia municipal;
d) prestação de contas da administração pública, direta e indireta.
e) aplicação do mínimo exigido da receita resultante de impostos estaduais, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde.
Fonte: CF, material próprio e Gran Cursos.
Posso estar errado, mas acho que essa resposta também poderia ser alcançada através das disposições na lei sobre o Ministério Público
"Art 129 CRFB
Como parte no processo o MP (no caso da questão representado pelo procurador da república) exerce direito de ação para (...), IV promover a ação de insconstitucionalidade ou representação para fins de internveção da união e dos estados nos casos previsto na CF"
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo