O que se deve evitar na realização de uma entrevista coletiva:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra C
Acho que a questão refere-se ao protagonismo do assessor de imprensa em detrimento de algum porta-voz. No Brasil, é raro que os assessores tomem atitudes assim.
Discordo do gabarito. Eu até concordo que a letra C está errada, mas a letra B está mais errada ainda. Duarte defende em seu livro Assessoria de Imprensa e relacionamento com a mídia, que as entrevistas coletivas devem ser realizadas nas situações em que a instituição possui informações relevantes e de interesse público. Mafei também tem o mesmo posicionamento. "A regra é mais ou menos simples: merece entrevista coletiva o assunto que mobiliza as atenções e têm impacto sobre a vida da população. Muitas vezes o lançamento de campanhas publicitárias, de novos produtos ou a divulgação de balanços financeiros, feiras e eventos de alguns segmentos também podem receber o mesmo tratamento, direcionado para veículos ou editorias que cubram especificamente os setores das organizações divulgadas. (MAFEI, p.62)"
fonte: Assessoria de Imprensa. Maristela Mafei
Em resposta à colega Amanda, vou tentar diferenciar as duas situações de convocação de coletiva para lançamento de produtos, obras e serviços. A posição da Maristela Mafei está correta, assim como a alternativa da banca. Como pode?
Bom, se o evento for significativo, renda boas imagens e aspas ele merecerá coletiva. Se ele for mediano e tiver pouco fator de atração deverá ser trabalhado com os veículos e editorias especializados.
Digamos que determinada cidade resolva anunciar um novo túnel que irá ligar duas zonas da cidade e reduzir deslocamentos em até meia hora. A máquina usada, uma gigantesca tuneladora, já está na cidade para testes e promete realizar o serviço em tempo recorde. Essa obra certamente merece uma coletiva e tem todos os elementos para uma boa cobertura.
Já um novo serviço de aulas gratuitas de Tai Chi Chuan, pela mesma prefeitura, não tem porque ser divulgada por meio de coletiva. Não tem tanto fator de atração. Melhor seria divular diretamente com os cadernos de "bem estar" dos jornais e sites e com o jornais televisivos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo