Qual a alternativa que explica corretamente os gêneros jorn...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Paloma: não sei se o erro da questão está no conceito de gêneros/formatos.
O português João Pedro Sousa, em "Elementos do Jornalismo", livro bastante usado em trabalhos acadêmicos de jornalismo no Brasil, chama notícia, reportagem, entrevista etc. de gêneros jornalísticos. Na apostila "Jornalismo para concursos", feita por professor e pessoal da pós da UFSC, notícias, reportagens etc. não aparecem classificadas como formatos, e sim como exemplos (sem uma classificação específica) do gênero informativo, opinativo e interpretativo. A palavra "formatos", na apostila, só aparece associada a formatos de jornais (tabloide...) e formato impresso, eletrônico.
Então não sei. Talvez a banca tenha considerado que são formatos, como você disse, mas talvez haja algum erro nas definições: entrevista, a rigor, talvez não possa ser considerada diálogo - o "Dicionário Houaiss de Comunicação e Multimídia" diz que é uma "coleta de declarações tomadas por um jornalista...". Seria um possível erro.
C) O gênero informativo tem a função de descrever os fatos, o opinativo traz juízos sobre variados temas, o interpretativo analisa o significado dos acontecimentos para a comunidade e o diversional trata de assuntos destinados à distração do público.
Sobre os comentários de Paloma e Thiago: concordo com o Thiago sobre o erro da letra A não ser essa questão formato X gênero. Acredito que o erro principal da A é a definição de nota. "Nota _ corresponde ao relato de acontecimentos que estão em processo de configuração, por isso é mais frequente no rádio e na televisão;" (ARAÚJO SOUZA p. 181)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo