Em relação à arquitetura TCP/IP é correto afirmar:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A.
Vamos entender o motivo:
Alternativa A: Uma mensagem de oferta DHCP contém, entre outros, o identificador da transação da mensagem de descoberta recebida, o endereço IP proposto para a máquina cliente e o intervalo de tempo de aluguel do endereço IP.
Essa afirmação está correta. No processo de Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP), o servidor DHCP responde a uma solicitação de descoberta (DHCPDISCOVER) do cliente com uma mensagem de oferta (DHCPOFFER). Essa mensagem inclui:
- O identificador de transação da mensagem de descoberta recebida, que ajuda a manter o controle das transações entre o cliente e o servidor.
- O endereço IP proposto para o cliente, que é o endereço que o cliente pode usar.
- O intervalo de tempo de aluguel (lease time), que especifica por quanto tempo o cliente pode usar o endereço IP antes de precisar solicitar uma renovação.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa B: O protocolo OSPF utiliza o conceito broadcast, no qual um roteador envia sua tabela para todos os seus vizinhos em intervalos predefinidos de tempo.
Isso está incorreto porque o OSPF (Open Shortest Path First) utiliza o conceito de link-state e não broadcast. Ele envia atualizações de estado de enlace (LSAs) apenas quando há mudanças na topologia da rede e periodicamente para assegurar a consistência, mas isso não é um simples broadcasting de tabela de roteamento.
Alternativa C: Mesmo não sendo orientado à conexão, o protocolo UDP pode ser usado para garantir rapidez de entrega pelo protocolo SMTP.
Isso está incorreto. O SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) usa o TCP (Transmission Control Protocol) para garantir a entrega confiável das mensagens de email. O UDP (User Datagram Protocol) não fornece garantias de entrega, o que é inadequado para o SMTP.
Alternativa D: No protocolo RIP, os nós descobrem sozinhos a melhor rota, com base em informações, tais como identificador de interface, número do enlace e distância ou métrica.
Isso está incorreto. O RIP (Routing Information Protocol) usa a métrica de "contagem de saltos" para determinar a melhor rota, mas não utiliza identificadores de interface ou número de enlace como descrito.
Alternativa E: O endereço IP, na versão 4 (IPv4), é um número de 128 bits que, preenchido totalmente com o valor 1, �� considerado um endereço por difusão para a rede do host origem do datagrama.
Isso está incorreto porque um endereço IPv4 é um número de 32 bits, não 128 bits. O endereço de broadcast em IPv4 é, de fato, preenchido com 1's, mas ele tem 32 bits.
Espero que essas explicações tenham ajudado a entender melhor a arquitetura TCP/IP e os protocolos associados!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
B) OSPF usa multicast
C) SMTP usa TCP
d) A descoberta é feita por compartilhamento de informações até convergência final de tabelas de roteamento
e) ipv4 tem 32bits. ipv6 tem 128 bits
- OSPF utiliza um algoritmo de broadcast chamado Link-State para obtenção das rotas.
- É então utilizado o algoritmo Shortest Path First para o cálculo dos melhores caminhos, que
também é conhecido como Dijkstra.
O erro da questão é afirmar que os roteadores transmitem suas tabelas de roteamento para seus vizinhos.
A única coisa transmitida é a conectividade com os vizinhos
"O protocolo OSPF utiliza o conceito multicast, no qual um roteador envia sua tabela de conectividade (incluindo uma métrica) para todos os seus vizinho uma vez. Quando a topologia da rede mudar tais informações serão reenviadas e cada roteador fará novos cálculos de rota"
Em relação a alternativa D o correto seria "No protocolo OSPF, os nós descobrem sozinhos a melhor rota, com base em informações, tais como identificador de interface, número do enlace e distância ou métrica.'
Fonte: http://www.rederio.br/downloads/pdf/nt01100.pdf , página 10.
a-
DHCP é a aplicação que faz o leasing de IP para a maquina, se esta estiver identificada na rede e apta a pegar IP.
obs.: os conceitos de RIP e OSPF estao trocados
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo